Festa mundial do cinema de animação em Montemor-o-Novo
Associação Casa da Animação atribui pela primeira vez o Prémio Nacional da Animação, a filmes profissionais e de escolas.
A festa é organizada desde 1992 pela Casa da Animação, no Porto, mas este ano assume um carácter itinerante, ou seja, passa a realizar-se anualmente numa cidade diferente do país, propondo a projecção de filmes de animação, oficinas com realizadores, encontros e masterclasses.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A festa é organizada desde 1992 pela Casa da Animação, no Porto, mas este ano assume um carácter itinerante, ou seja, passa a realizar-se anualmente numa cidade diferente do país, propondo a projecção de filmes de animação, oficinas com realizadores, encontros e masterclasses.
"Deixa de ser uma festa com um local fixo. Vamos mudar-nos para Montemor-o-Novo e, durante três dias, vamos viver com intensidade e discutir o que é o cinema de animação, quais são as perspectivas de futuro, para que seja mais do que uma mostra de animação", disse à agência Lusa o realizador e presidente da Casa da Animação, José Miguel Ribeiro.
É nesta cidade alentejana que se vão concentrar várias actividades entre 31 de Outubro e 2 de Novembro, em parceria com a Casa da Animação, a câmara de Montemor-o-Novo e a estrutura O Espaço do Tempo, do coreógrafo Rui Horta.
De acordo com José Miguel Ribeiro, nesta cidade são esperados pelos menos 150 estudantes de cinema, de escolas de todo o país, que irão ter aulas em oficinas com profissionais como Abi Feijó, Regina Pessoa, Manuel Tentúgal e Fernando Galrito.
Irão ser ainda projectados filmes premiados com o Cartoon d'Or, o mais importante prémio europeu na área do cinema de animação de autor, e os filmes que estão nomeados para a primeira edição do Prémio Nacional de Animação.
A este prémio - que será atribuído nas categorias Escolas e Profissionais, além de um Prémio do Público para o melhor das duas áreas - candidataram-se 68 filmes produzidos em Portugal nos últimos dois anos.
José Miguel Ribeiro manifestou-se "surpreendido" com o número atingido, tendo em conta o ano de subfinanciamento do sector do cinema registado em 2012. "É um produção muito grande, [tão grande] que se justifica que se faça um prémio", disse.
Apesar de Montemor-o-Novo ser o centro das actividades, a Festa Mundial de Animação terá também projecção de cinema noutras cidades a partir de final de Outubro e em Novembro, nomeadamente em Cascais, Viseu, Espinho e Évora, e conta com parcerias com o Brasil, a Polónia, o Egito, a Bulgária, a Alemanha e os Estado Unidos.
A Festa Mundial da Animação acontece todos os anos em Outubro, associando-se ao Dia Mundial da Animação, a assinalar a sessão em que, a 28 de Outubro de 1892, o realizador francês Charles-Émile Reynaud (1844-1918) estreou em Paris o filme Pauvre Pierrot.
Toda a programação da Festa Mundial da Animação está disponível em www.casa-da-animacao.pt.
Segue-se a lista completa das curtas-metragens nomeadas nas categorias de melhor filme profissional (com um prémio de 2.000 euros) e melhor filme de escolas (1.000 euros em ajudas de custo para divulgação do filme em festivais internacionais). O Prémio do Público tem um valor monetário de 750 euros.
Prémio Nacional de Animação/Profissionais:
- Carrotrope (2013), de Paulo D'Alva;
- M (2012), de Joana Bartolomeu;
- Compositio III (2012), de Sandra Ramos e Miguel Matos;
- Outro Homem Qualquer (2012), de Luís Soares;
- Ana, um Palindromo (2013), de Joana Toste:
- Kali, o Pequeno Vampiro (2012), de Regina Pessoa.
Prémio Nacional de Animação/Escolas:
- 3 Semanas de Dezembro, de Laura Gonçalves (Arts University, Bournenmouth, Inglaterra);
- Caput, de João Boaventura, Guilherme Martins, Carlos Soares, Mafalda Boavida e Inês Paixão (Universidade Lusófona);
- Peel, de Natália de Azevedo Andrade (Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto);
- Homem Só, de Rebeca das Neves (ESAP, Guimarães);
- Ptolmus, de José Maria RRA (Escola de Artes/ Universidade Católica, Porto);
- Alda, de Ana Cardoso, Filipe Fonseca, Liliana Sobreiro e Luís Catalo (Universidade Lusófona).