Dois aviões Jumbo estiveram prestes a chocar sobre a Escócia
Segundo um documento elaborado pela UK Airprox Board, organização encarregada de registar este tipo de incidentes ocorridos no espaço aéreo britânico, esse episódio ocorreu no dia 23 de junho.
Estiveram envolvidos dois Boeing 747 que sobrevoavam o Mar do Norte. Em determinado momento do voo, ambos os aparelhos ficaram separados por uma distância de apenas 3,9 milhas náuticas e cem pés (30,5 metros), um acima do outro.
Um dos Jumbo recebeu ordem para subir a uma altura de nível “oceânico”, mas essa manobra resultou numa “potencial colisão”, com outro avião 747 que se encontrava “em trajetória de convergência”.
A UK Airprox Board, que não detalha para onde se dirigiam os aviões, concluiu que os pilotos “não seguiram” as instruções dos controladores e que a possibilidade de choque se evitou “só porque disparou o sistema de Alerta de Tráfego e prevenção de colisões”.
Na informação, que também não identifica a causa pela qual poderia ter ocorrido um grave acidente, considerou-se “surpreendente que os quatro pilotos tenham ouvido ou interpretado mal as instruções para evitar choques”.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Segundo um documento elaborado pela UK Airprox Board, organização encarregada de registar este tipo de incidentes ocorridos no espaço aéreo britânico, esse episódio ocorreu no dia 23 de junho.
Estiveram envolvidos dois Boeing 747 que sobrevoavam o Mar do Norte. Em determinado momento do voo, ambos os aparelhos ficaram separados por uma distância de apenas 3,9 milhas náuticas e cem pés (30,5 metros), um acima do outro.
Um dos Jumbo recebeu ordem para subir a uma altura de nível “oceânico”, mas essa manobra resultou numa “potencial colisão”, com outro avião 747 que se encontrava “em trajetória de convergência”.
A UK Airprox Board, que não detalha para onde se dirigiam os aviões, concluiu que os pilotos “não seguiram” as instruções dos controladores e que a possibilidade de choque se evitou “só porque disparou o sistema de Alerta de Tráfego e prevenção de colisões”.
Na informação, que também não identifica a causa pela qual poderia ter ocorrido um grave acidente, considerou-se “surpreendente que os quatro pilotos tenham ouvido ou interpretado mal as instruções para evitar choques”.