Rei Inútil + Entrecampos + Gambozinos + Na Escola
Segunda experiência da produtora O Som e a Fúria na exibição em sala da sua vasta produção em formato curto, este novo programa de quatro curtas-metragens rodadas entre 2010 e 2013 tem como ponto comum um olhar esquinado sobre a adolescência, vista por quatro realizadores que dela fizeram de algum modo um tema recorrente. A menos interessante é Na Escola, interregno bucólico que confirma Jorge Cramez como um formalista fascinado pela imagem. Entrecampos, de João Rosas, é uma espécie de “conto filmado”, filme de argumentista algo rígido formalmente mas com um excelente controlo de ritmo e narrativa, enquanto Rei Inútil, estreia na realização do montador de Miguel Gomes, Telmo Churro, propõe um olhar melancólico, de humor seco, sobre as dificuldades da adolescência. Têm em comum a sensação de durarem mais do que a história sustenta - a excepção, e a melhor das quatro, é o delicioso Gambozinos, irresistível reencontro com a melhor inspiração de João Nicolau, entre humor absurdista e retrato fantasista sobre o que é ser miúdo num campo de férias, sob o olhar do Marsupilami e de um gambozino protector. E se querem saber o que é o gambozino, só mesmo vendo.
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Segunda experiência da produtora O Som e a Fúria na exibição em sala da sua vasta produção em formato curto, este novo programa de quatro curtas-metragens rodadas entre 2010 e 2013 tem como ponto comum um olhar esquinado sobre a adolescência, vista por quatro realizadores que dela fizeram de algum modo um tema recorrente. A menos interessante é Na Escola, interregno bucólico que confirma Jorge Cramez como um formalista fascinado pela imagem. Entrecampos, de João Rosas, é uma espécie de “conto filmado”, filme de argumentista algo rígido formalmente mas com um excelente controlo de ritmo e narrativa, enquanto Rei Inútil, estreia na realização do montador de Miguel Gomes, Telmo Churro, propõe um olhar melancólico, de humor seco, sobre as dificuldades da adolescência. Têm em comum a sensação de durarem mais do que a história sustenta - a excepção, e a melhor das quatro, é o delicioso Gambozinos, irresistível reencontro com a melhor inspiração de João Nicolau, entre humor absurdista e retrato fantasista sobre o que é ser miúdo num campo de férias, sob o olhar do Marsupilami e de um gambozino protector. E se querem saber o que é o gambozino, só mesmo vendo.