FC Porto conquista primeira vitória de sempre na Liga dos Campeões de andebol

O triunfo dos "dragões" não só é o seu primeiro na competição como o primeiro de qualquer equipa nacional na prova.

Foto
O FC Porto venceu o seu primeiro jogo na Liga dos Campeões de andebol Nelson Garrido

Tiago Rocha foi a figura do encontro, ao apontar oito dos 22 golos dos “dragões”, que, depois de desaires fora com Kolding (20-25) e Kielce (23-35) e na recepção ao Kiel (23-31), venceram um conjunto que também só somava derrotas.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Tiago Rocha foi a figura do encontro, ao apontar oito dos 22 golos dos “dragões”, que, depois de desaires fora com Kolding (20-25) e Kielce (23-35) e na recepção ao Kiel (23-31), venceram um conjunto que também só somava derrotas.

A equipa portista, que deixou o último lugar do agrupamento, apresentou-se superior desde o primeiro minuto, controlou a partida tanto a nível defensivo como ofensivo e esteve quase sempre na frente do marcador.

Nos primeiros 30 minutos, a eficácia do bloco ofensivo aliada a uma rapidez do contra-ataque foram os principais ingredientes para que a formação portista conseguisse impor-se, aproveitando ainda os bons momentos de Tiago Rocha e Gilberto Duarte, que se mostraram bastante eficazes na finalização.

A equipa francesa, por outro lado, apresentou grandes dificuldades em responder às investidas do FC Porto, mas nunca se deixou atrasar demasiado no marcador, chegando ao intervalo com apenas dois golos de desvantagem (11-13).

O segundo tempo foi, porém, bem distinto, com o FC Porto a não conseguir manter o ritmo da primeira meia hora. A 10 minutos do fim, o Dunkerque colocou-se, mesmo, na frente do marcador.

Os cinco minutos finais foram vividos com grande intensidade, com o FC Porto a mostrar um bloco defensivo muito denso, quase impenetrável, e com um Hugo Laurentino na baliza a ter também um papel crucial na vitória.

Na quinta e última jornada da primeira volta, o FC Porto volta a jogar no Dragão Caixa, desta feita com o Wisla Plosk, da Polónia, num embate marcado para 16 de Novembro.