Graphis distingue João Machado com prata, ouro e platina
O designer português volta a estar entre os melhores designers de todo o mundo, ao vencer vários Graphis Awards
O designer português volta a figurar entre os melhores designers internacionais ao ser distinguido com o Platinum Award pela Graphis, na categoria Poster Annual 2014.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O designer português volta a figurar entre os melhores designers internacionais ao ser distinguido com o Platinum Award pela Graphis, na categoria Poster Annual 2014.
João Machado, distinguido pela editora em diversas edições nos últimos 20 anos, venceu o Platinum Award (Poster Annual 2014) com o trabalho “Petinga em Azeite”. Na mesma categoria, o designer venceu ainda três Gold Awards com os cartazes “Think Green”, “Festas de Almada” e “Cinanima”.
Na categoria Design Annual 2014, João Machado arrecadou ainda um Gold Award com “Petinga em Azeite” e um Silver Award com o trabalho “New Taste Design”.
Ao contrário de outros concursos, aqui não há prémio monetário. A recompensa é o reconhecimento e a oportunidade de poder mostrar o trabalho produzido. No caso de João Machado, os prémios permitiram-lhe figurar no catálogo Graphis Poster Annual 2014, que compila os melhores trabalhos dos artistas galardoados com os prémios Graphis Platinum Award e Graphis Gold Award.
Na edição anterior, João Machado já tinha sido selecionado, nas mesmas categorias, com os cartazes “Paixões” e “International Year of Forests”. Em 2012, o designer foi igualmente destacado, mas na categoria Design/Books, com um livro de filatelia para a editora Caleidoscópio. O designer português insere-se também no grupo restrito dos Graphis Masters, onde é apresentado o seu portfólio e percurso profissional.
Nascido em 1942, o ilustrador e designer editorial desdobra-se entre cartazes, livros e selos, tendo obtido inúmeros galardões, como o Prémio Zgraf & Icograda Excellence e o Asiago International Award. Com estúdio no Porto desde 1983, João Machado tem trabalhado para clientes de diversas áreas, como as câmaras do Porto e Lisboa, Centro Cultural de Belém e Fundação Calouste Gulbenkian.
A Graphis é uma editora de referência e excelência internacional na área do design e das artes visuais. Graphis – The International Journal of Visual Communication foi lançada em 1944 por Walter Amstutz e Walter Herdeg, em Zurique (Suíça), apresentando os melhores trabalhos de artistas e ilustradores, acompanhando a evolução do design gráfico. Em 1986, a empresa passou para as mãos de Martin Pedersen e a sede migrou para Nova Iorque. A partir dessa data foram redefinidos os anuários e outras publicações a serem lançadas. Até hoje, já foram publicadas mais de 350 edições.