Google vai mostrar nomes e fotos de utilizadores em anúncios

As novas regras entram em vigor a 11 de Novembro e aplicam-se a utilizadores com mais de 18 anos.

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Exemplos dados pelo Google de como a informação dos utilizadores pode surgir Google

As novas regras entram em vigor a 11 de Novembro e aplicam-se a utilizadores com mais de 18 anos. É possível aos utilizadores determinarem, nas definições da respectiva conta, que não querem aparecer nos anúncios. O nome e a foto mostrados são aqueles que o utilizador tenha, eventualmente, escolhido no Google+ (mesmo que nunca tenham usado esta rede social, os utilizadores de serviços como o Gmail têm também uma página no Google+).

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As novas regras entram em vigor a 11 de Novembro e aplicam-se a utilizadores com mais de 18 anos. É possível aos utilizadores determinarem, nas definições da respectiva conta, que não querem aparecer nos anúncios. O nome e a foto mostrados são aqueles que o utilizador tenha, eventualmente, escolhido no Google+ (mesmo que nunca tenham usado esta rede social, os utilizadores de serviços como o Gmail têm também uma página no Google+).

A informação do utilizador mostrada nos anúncios só será visível para as pessoas com quem o utilizador tenha já decidido partilhar aquele conteúdo. Por exemplo, se o utilizador assinalou com “+1” (a versão do Google+ do “gosto” do Facebook) uma página de um restaurante ou de uma marca de automóveis, o nome e a fotografia só aparecerão nos anúncios mostrados aos utilizadores que já estavam autorizados a ver aquele “+1”.

Para além do “+1”, o Google pode também usar para fins publicitários as críticas sobre restaurantes ou hotéis e a respectiva pontuação em estrelas, informação que já surge nas páginas dos resultados de pesquisa para aquele género de estabelecimentos.

“Se tiver uma Conta Google, poderemos apresentar o seu nome e a sua fotografia do perfil, assim como as acções realizadas na Google ou em aplicações de terceiros associadas à sua Conta Google (como marcações com +1, críticas escritas e comentários publicados) nos nossos serviços, incluindo a apresentação destas informações em anúncios e outros contextos comerciais. Respeitaremos as suas escolhas para limitar as definições de partilha ou de visibilidade da sua Conta Google. Por exemplo, pode configurar as suas definições de forma a que o seu nome e a sua fotografia não apareçam num anúncio”, lê-se nos novos termos de utilização.

Para um consumidor, a recomendação de uma pessoa conhecida pode ser um elemento importante na decisão de compra e as empresas há muito que procuram fazer surgir nas redes sociais online este género de recomendações. O Facebook já exibe anúncios acompanhados pelos "gosto" de “amigos”.