Afluência às urnas às 16 horas era de 43,4%

Percentagem de eleitores efectivos é inferior à das últimas duas eleições autárquicas e também à das legislativas de 2011 no mesmo período.

Foto
Rui Gaudêncio

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Em 2009, à mesma hora, a afluência às urnas era de 45,03% e em 2005 era de 48%.

A tendência para o aumento da abstenção verificava-se já ao meio-dia, altura em que tinham votado 19,44% dos eleitores inscritos, menos que os 21,3% que já tinham votado em 2009 à mesma hora, e também que os 20% de votantes em 2005.

A afluência deste domingo também é inferior à registada da última vez que os cidadãos foram chamados a votar, nas legislativas de 2011. Até às 12h desse ano, tinham votado 20,01% dos eleitores, uma taxa inferior à das legislativas de 2009 (21,29%).

As eleições autárquicas deste ano estão a correr sem grandes sobressaltos, tendo-se registado apenas dois incidentes no período da manhã: um boicote às urnas na freguesia de Alpedriz, no concelho de Alcobaça, e a destruição de urnas e boletins de votos por populares de Ourondo, no concelho da Covilhã. A agregação de freguesias foi o motivo de ambos os protestos.