Activista angolano Rafael Marques foi libertado em Luanda
O jornalista e ativista angolano Rafael Marques Morais foi libertado na sexta-feira à noite, depois de várias horas sob custódia policial em Luanda, noticia nesta sexta-feira o site Maka Angola.
O jornalista e ativista angolano Rafael Marques Morais foi libertado na sexta-feira à noite, depois de várias horas sob custódia policial em Luanda, noticia o site Maka Angola
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O jornalista e ativista angolano Rafael Marques Morais foi libertado na sexta-feira à noite, depois de várias horas sob custódia policial em Luanda, noticia o site Maka Angola
Rafael Marques tinha detido juntamente com outros jornalistas, Alexandre Solombe e Coke Mukuta, correspondente da rádio Voz da América.
Citado pelo Maka Angola, Osvaldo Silva, do Bloco Democrático, um partido angolano sem representação parlamentar, disse que as detenções ocorreram quando Marques e os outros dois jornalistas estavam a entrevistar, junto ao tribunal de polícia, em Luanda, seis manifestantes detidos num protesto ocorrido na quinta-feira, que acabavam de ser libertados.
Os três foram rodeados e levados por elementos da Polícia de Intervenção Rápida para local desconhecido, acrescentou.
Na quinta-feira, segundo a Voz da América a rádio RFI, um forte aparato de segurança impediu uma manifestação promovida pelo Movimento Revolucionário Angolano, uma organização juvenil, para reclamar a libertação de um dos seus membros, Manuel Nito Alves, de 17 anos. Na altura, foram feitas detenções – os números variam conforme as fontes.
Algumas horas depois foi noticiado que o jornalista tinha sido libertado.