Produtora dos Estados Unidos interessada em "remake" de "A Gaiola Dourada"
O filme que até agora é o mais visto em Portugal em 2013 foi nomeado para os Prémios do Cinema Europeu na categoria de Prémio do Público
O realizador Ruben Alves disse esta quinta-feira ao PÚBLICO que está em conversações com uma produtora norte-americana quanto aos direitos de adaptação de "A Gaiola Dourada", filme sobre a emigração portuguesa em França que já se tornou no filme mais visto em Portugal desde o início do ano de 2013.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O realizador Ruben Alves disse esta quinta-feira ao PÚBLICO que está em conversações com uma produtora norte-americana quanto aos direitos de adaptação de "A Gaiola Dourada", filme sobre a emigração portuguesa em França que já se tornou no filme mais visto em Portugal desde o início do ano de 2013.
"Recebemos há pouco tempo o contacto de uma produtora [norte-americana] que demonstrou interesse em adquirir os direitos de adaptação da película. As negociações ainda estão a decorrer", disse ao PÚBLICO Ruben Alves, o realizador luso-descendente de "A Gaiola Dourada". "Ainda não sei se pretendem filmar um "remake" adaptado à realidade latina dos Estados Unidos, mas sinto-me muito honrado em testemunhar o sucesso que o filme está a ter e este contacto que surgiu agora deixa-me ainda mais satisfeito", acrescentou.
O filme protagonizado por Rita Blanco e Joaquim de Almeida foi entretanto nomeado para os Prémios do Cinema Europeu (European Film Awards), um de onze filmes concorrentes na categoria Prémio do Público.
A longa-metragem francesa sobre um casal de emigrantes portugueses que trabalha há 30 anos em Paris irá competir com filmes espanhóis como "Os Amantes Passageiros" de Pedro Almodóvar ou "O Impossível" de J. A. Bayona, para além da "À Procura de Sugar Man" — que venceu o Óscar de Melhor Documentário este ano - ou de "Anna Karenina", de Joe Wright, "A Melhor Oferta", de Giuseppe Tornatore, "The Broken Circle Breakdown", do belga Felix van Goreningen, "The Deep", de Baltasar Kormákur, "Kon-Tiki -- A Viagem Impossível", de Joachim Rønning e Espen Sandberg, "Oh boy", de Jan Ole Gerster e "Só Precisamos de Amor", de Susanne Bier. Os prémios serão entregues a 7 de Dezembro em Berlim, sendo os restantes nomeados conhecidos a 9 de Novembro em Sevilha, escreve a Lusa.
"Não consegui deixar de sentir alguma comoção quando soube que o filme tinha sido nomeado", disse Ruben Alves. "O facto de a minha obra estar na mesma lista que um filme de Pedro Almodóvar enche-me de orgulho, já que é um filme que retrata Portugal, assim como um pouco da Europa."
"A Gaiola Dourada" foi rodada em Paris e parcialmente na região do Douro. De acordo com os dados do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), já é o filme mais visto do ano em Portugal. Desde que se estreou nas salas de cinema a 1 de Agosto e até 4 de Setembro, o filme já foi visto por 467.082 espectadores, ultrapassando aquele que era até agora o maior sucesso de bilheteira de 2013, "Velocidade Furiosa 5".