Comissão Europeia vai decidir conflito entre Espanha e Reino Unido sobre Gibraltar
Peritos comunitários vão decidir se blocos de cimentos são legais ou não.
Olivier Bailly explicou, citado pelo El País, que a CE vai avaliar se a medida representa “uma possível infracção da legislação ambiental da União Europeia”.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Olivier Bailly explicou, citado pelo El País, que a CE vai avaliar se a medida representa “uma possível infracção da legislação ambiental da União Europeia”.
A rivalidade entre Espanha e o Reino Unido por causa de Gibraltar tem 300 anos, mas a causa directa do recente clima de tensão começou em Julho, com o lançamento de 70 blocos de cimento na baía de Gibraltar, que o governo local descreve como um recife artificial para a preservação dos recursos piscatórios.
Madrid acusa a colónia britânica de violar águas territoriais que considera suas e de prejudicar os pescadores espanhóis, que têm agora de evitar aquela zona para não verem as redes danificadas.
O porta-voz da CE explicou que ainda não está decidido quando é que os peritos comunitários se deslocam ao Rochedo, embora admita que possa ser em Setembro.
As relações entre Espanha e Reino Unido ficaram mais tensas nos últimos meses e ainda no domingo, em entrevista ao jornal La Razón, o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol condicionou qualquer negociação sobre pescas com o Reino Unido à retirada dos blocos de cimento.