Oito empresas na corrida ao terminal de cruzeiros de Lisboa
Candidatos terão de passar por fase de qualificação. Adjudicação será feita este ano.
O primeiro consórcio é representado pela Creuers, uma empresa catalã que gere actualmente cinco terminais em Barcelona e dois em Málaga, tendo garantido no final de 2011 a concessão do terminal de cruzeiros de Singapura por um período mínimo de dez anos.
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O primeiro consórcio é representado pela Creuers, uma empresa catalã que gere actualmente cinco terminais em Barcelona e dois em Málaga, tendo garantido no final de 2011 a concessão do terminal de cruzeiros de Singapura por um período mínimo de dez anos.
O segundo candidato é um consórcio liderado pela turca Global Ports Holding, que gere terminais em Antalya, Bodrum e Kusadasi. Também faz parte deste agrupamento a construtora portuguesa Mota-Engil.
O último consórcio integra outros investidores nacionais como a Somague, a SETH e o Grupo Sousa, sendo também composto pelo gigante dos cruzeiros Royal Caribbean e pela Pioneiros do Rio.
O prazo para apresentação de candidaturas terminou terça-feira, depois de 13 interessados terem levantado o caderno de encargos desta concessão, que o Governo quer adjudicar até ao final do ano.
Num comunicado enviado às redacções, o Porto de Lisboa esclarece que irá agora proceder à “verificação da elegibilidade dos candidatos face aos requisitos do concurso”. Numa segunda fase, “as empresas que cumpram esses requisitos serão convidadas, no início do mês de Setembro, a apresentar as suas propostas”.
O terminal de cruzeiros de Lisboa faz parte de um projecto mais amplo de reestruturação do porto da capital. As estimativas do Governo apontam para que o tráfego de passageiros possa duplicar nos próximos dez anos, tendo como base as 500 mil pessoas que hoje são movimentadas.
Do projecto de reestruturação do porto de Lisboa fazem ainda parte a concessão da marina de Pedrouços, cujo concurso estava inicialmente previsto para Março, mas que ainda não foi concretizado.
O projecto abrange ainda a transferência dos contentores para a margem Sul, mais concretamente para a Trafaria, e a sua concessão a privados, que suportarão 80% do investimento. A intenção inicial era lançar este concurso até ao final de 2013.