Fogo do Funchal atingiu Parque Ecológico

Fogo começou na freguesia do Monte.

Foto

“O fogo já está no Parque Ecológico do Funchal, estamos a combatê-lo e é, de facto, uma preocupação para a câmara”, disse aos jornalistas Amílcar Gonçalves.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

“O fogo já está no Parque Ecológico do Funchal, estamos a combatê-lo e é, de facto, uma preocupação para a câmara”, disse aos jornalistas Amílcar Gonçalves.

O vereador reiterou que “as condições atmosféricas não estão a favorecer o combate, o vento está forte, está a rodar imenso, o que está a provocar a dispersão de focos de incêndio, prejudicando o trabalho dos bombeiros”. Amílcar Gonçalves manifestou ainda preocupação face à manutenção das condições meteorológicas: “Amanhã [sábado] as condições meteorológicas não são as melhores, continua a calor, humidade muito baixa e vento intenso”.

O autarca adiantou que está a ser equacionada a hipótese de activar o Plano Municipal de Emergência, o que será decidido após reunião da respectiva comissão municipal.

Em Agosto de 2010, um incêndio destruiu 95% dos 1.012 hectares do Parque Ecológico, que tem sido, desde então, alvo de projectos de reflorestação.

O parque, criado em 1994, por iniciativa da Câmara Municipal do Funchal, tem como objectivos a conservação da natureza, a promoção da educação ambiental e a disponibilização de infraestruturas para o recreio e lazer dos visitantes.

Desenvolve-se em terreno montanhoso, a norte da cidade do Funchal, entre os 470 metros de altitude na ribeira Santa Luzia e os 1.818 metros de altitude do Pico do Areeiro.

O incêndio começou às 2h30, na freguesia do Monte, e destruiu alguns anexos e palheiros, além de mato e área florestal, tendo-se agravado ao início da tarde, passando para as zonas altas da freguesia de São Roque.

Oito pessoas foram transportadas para o Hospital Dr. Nélio Mendonça, mas sem ferimentos graves.

A combater o fogo estão elementos das corporações dos Municipais do Funchal, Voluntários Madeirenses, Voluntários de Câmara de Lobos e a corporação de Machico, além da Polícia Florestal.

Acompanhe o trabalho especial do PÚBLICO sobre incêndios e florestas e consulte as previsões do site de meteorologia do PÚBLICO.