Dominados incêndios nos distritos da Guarda e do Porto

Mais de 230 bombeiros no terreno nos concelhos da Guarda e de Amarante.

Foto
Na quinta-feira registou-se um total de 274 incêndios Enric Vives-Rubio

Pelas 13h15 de ontem deflagrou um fogo numa zona de mato da localidade de Aldeia Viçosa, concelho da Guarda. Às 09h50 desta sexta-feira foi dado por dominado pela protecção civil. No local mantêm-se 154 bombeiros com 45 viaturas.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Pelas 13h15 de ontem deflagrou um fogo numa zona de mato da localidade de Aldeia Viçosa, concelho da Guarda. Às 09h50 desta sexta-feira foi dado por dominado pela protecção civil. No local mantêm-se 154 bombeiros com 45 viaturas.

O segundo incêndio mais significativo registado pela Protecção Civil lavrava desde as 18h20 de ontem, também numa área de mato, entre as localidades de Espinheiro e Candemil, concelho de Amarante (Porto). Com uma frente activa pelas 07h05, o fogo foi controlado às 08h30. Ainda no terreno estão 80 bombeiros e 23 viaturas.

Os dois incêndios estão entre os 53 registados desde a meia-noite e pelas 09h eram os únicos activos no país.

Na quinta-feira registou-se um total de 274 ocorrências. Segundo um balanço da Autoridade Nacional de Protecção Civil, mais de 6400 bombeiros estiveram no combate às chamas, entre eles Pedro Rodrigues, de 41 anos, da Corporação de Bombeiros da Covilhã, que morreu quando tentava impedir que as chamas chegassem a habitações na localidade de Coutada.

Pedro Rodrigues foi a segunda vítima mortal entre bombeiros nos fogos deste ano e a 104ª. desde 1980.

Num comunicado divulgado na tarde de ontem, que não revela as circunstâncias em que ocorreu a morte, a Protecção Civil afirma que é com “profundo pesar” que regista a “perda de um companheiro, um bombeiro, um operacional da protecção e socorro”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta nesta sexta-feira que 20 concelhos dos distritos de Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu e Vila Real estão sob risco máximo de incêndio.

São eles os concelhos de Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Sertã e Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra e Arganil (Coimbra), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres e Aguiar da Beira (Guarda), Mangualde, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Tarouca, Lamego e Tabuaço (Viseu) e Vila Pouca de Aguiar (Vila Real).

Para hoje, o IPMA prevê mais um dia de calor. Em Lisboa espera-se uma máxima de 29 graus Celsius, em Faro 33, no Porto 23, Évora e Castelo Branco 35, em Beja 34, Bragança 32, Viseu e Vila Real 30, no Funchal 28, Santa Cruz das Flores 25 e Ponta Delgada e Angra do Heroísmo 26.

Acompanhe o trabalho especial do PÚBLICO sobre incêndios e florestas e consulte as previsões do site de meteorologia do PÚBLICO.

Notícia actualizada às 09h04: incêndios dados por dominados pela protecção civil.