Holding do grupo Espírito Santo com prejuízo 63,8 milhões no primeiro semestre

Os resultados de serviços a clientes caíram 22,4%.

Foto
O BES é o principal investimento da ESFG no sector bancário Joana Freitas

Em comunicado divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo explica a queda dos resultados com a “acentuada contracção económica em Portugal resultante do programa de austeridade em curso”.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Em comunicado divulgado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo explica a queda dos resultados com a “acentuada contracção económica em Portugal resultante do programa de austeridade em curso”.

De acordo com a informação do grupo Espírito Santo, o produto bancário comercial diminuiu 23,4%, para 856 milhões de euros, enquanto o resultado financeiro registou uma quebra de 24,2%, passando para 499,1 milhões de euros.

O grupo também apresentou uma queda dos seus resultados de serviços a clientes, que caíram 22,4%, para 356,9 milhões de euros. No período em causa, os custos do ESFG aumentaram, com os operacionais a crescer 5,2%, para 1,52 mil milhões de euros, “reflectindo uma subida de 59,8% nas provisões para crédito e imparidades”, adianta a empresa.

O Espírito Santo Financial Group explica, na informação divulgada, que os resultados foram condicionados “pelos desafios colocados pela crise da zona euro e pelo impacto do programa de ajustamento financeiro adoptado por Portugal”.

Segundo o grupo, “o desempenho do Banco Espírito Santo (BES), o principal investimento da ESFG no sector bancário, foi afectado pelo aumento do número de insolvências em Portugal, com impacto directo no nível de imparidades e na necessidade de constituir provisões adequadas”.

O ESFG irá explicar os seus resultados semestrais numa conferência telefónica para investidores e analistas, marcada para as 15h.