Hóspedes Indesejados
Ti West é um dos mais celebrados jovens realizadores americanos a trabalhar no cinema fantástico, Hóspedes Indesejados é a sua quinta longa (primeira a estrear em sala em Portugal) e confirma-o como estudioso atento do género, explorando com elegância as fórmulas tradicionais. Aqui, é o filme de casa assombrada, ambientado no último fim-de-semana de funcionamento de um velho hotel do Connecticut, com os dois únicos empregados a tentarem perceber se o prédio está verdadeiramente assombrado. Praticamente sem sangue nem tripas, Hóspedes Indesejados parece nascido do cruzamento entre um velho filme B de pequeno orçamento e as atmosferas inquietantes do Shining de Kubrick (citado abertamente, por exemplo, nos planos de steadycam pelo corredor do hotel, que é um edifício com existência real). É um exercício de estilo modesto e sincero, suficientemente genuíno no respeito pela tradição e no jogo com as regras de género para ultrapassar a falta de originalidade, suficientemente cuidado no modo como está montado e apresentado para reconhecer que existe aqui realizador que sabe o que está a fazer. É, no entanto, objecto que se destina exclusivamente aos aficionados do género.
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Ti West é um dos mais celebrados jovens realizadores americanos a trabalhar no cinema fantástico, Hóspedes Indesejados é a sua quinta longa (primeira a estrear em sala em Portugal) e confirma-o como estudioso atento do género, explorando com elegância as fórmulas tradicionais. Aqui, é o filme de casa assombrada, ambientado no último fim-de-semana de funcionamento de um velho hotel do Connecticut, com os dois únicos empregados a tentarem perceber se o prédio está verdadeiramente assombrado. Praticamente sem sangue nem tripas, Hóspedes Indesejados parece nascido do cruzamento entre um velho filme B de pequeno orçamento e as atmosferas inquietantes do Shining de Kubrick (citado abertamente, por exemplo, nos planos de steadycam pelo corredor do hotel, que é um edifício com existência real). É um exercício de estilo modesto e sincero, suficientemente genuíno no respeito pela tradição e no jogo com as regras de género para ultrapassar a falta de originalidade, suficientemente cuidado no modo como está montado e apresentado para reconhecer que existe aqui realizador que sabe o que está a fazer. É, no entanto, objecto que se destina exclusivamente aos aficionados do género.