Papa cria comissão para reforma do Vaticano
Administração do estado vai ser repensada com o objectivo de ser tornar mais simples e transparente.
A comissão especial, criada na quinta-feira, vai aconselhar o líder católico na reorganização da “estrutura económico-administrativa” da Santa Sé, segundo o site do Vaticano.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A comissão especial, criada na quinta-feira, vai aconselhar o líder católico na reorganização da “estrutura económico-administrativa” da Santa Sé, segundo o site do Vaticano.
O projecto de “reforma das instituições” visa a “simplificação”, a “racionalização dos organismos da Santa Sé” e a melhoria da programação da sua “actividade económico-administrativa”.
O objectivo é economizar, “favorecer a transparência das aquisições de bens e serviços”, “melhorar a gestão do património”, garantir uma actuação prudente em matéria financeira e uma “contabilidade sã”, acrescenta a informação do site. É também referido como objectivo a manutenção da garantia de assistência médica e social a todo o pessoal.
A comissão, composta por oito membros, terá uma primeira reunião com o Papa Francisco após o seu regresso do Brasil, onde vai estar a partir de segunda-feira e até ao domingo seguinte para participar nas jornadas mundiais da juventude.
O novo Papa, escolhido em Março deste ano, tinha já criado uma comissão para a reforma do Banco do Vaticano.
O banco e a administração do Vaticano foram abalados por escândalos durante o papado do seu antecessor, Bento XVI.