Orquestra prescreve música clássica como "medicina alternativa"
Orquestra Filarmónica do Japão e agência publicitária I&S BBDO Tokyo ganham Leão de Ouro de Design no Festival Internacional de Cannes com campanha de promoção de música clássica
Sofres de insónias? Estás constipado? Não tens apetite? Pois bem, a Orquestra Filarmónica do Japão propõe uma terapia alternativa: "The Pill Harmonic".
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Sofres de insónias? Estás constipado? Não tens apetite? Pois bem, a Orquestra Filarmónica do Japão propõe uma terapia alternativa: "The Pill Harmonic".
"Em sofrimento" pelo facto de cada vez mais pessoas preferirem outros estilos musicais à música clássica, uma das orquestras mais antigas do Japão avançou com uma campanha publicitária para inverter a tendência.
Com o mote de que a música clássica tem propriedades terapêuticas e aumenta a actividade cerebral, são prescritos pequenos "comprimidos" (cartões micro SD) com músicas específicas para cada problema ou doença.
O conceito – desenvolvido por um grupo de criativos da agência publicitária I&S BBDO Tokyo – é o de fazer as pessoas crerem que existe uma música clássica específica para cada pessoa. São 20 pequenos "chips", em embalagens semelhantes às de medicamentos, cada um contendo uma música – de Brahms, Vivaldi, Rossini, Wagner, Prokofiev, etc. – para outros tantos sintomas.
A campanha ganhou este ano o Leão de Ouro de Design no 60º Festival Internacional de Cannes de Criatividade.