O pato Buttercup caminha graças a uma pata 3D

A prótese da pata esquerda chegou há dias e o dono do pato já começou a partilhar vídeos no Facebook

Foto

Este pato chama-se Buttercup, tem uma página de Facebook e, mais invulgar ainda, tem uma pata — a esquerda — de silicone.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Este pato chama-se Buttercup, tem uma página de Facebook e, mais invulgar ainda, tem uma pata — a esquerda — de silicone.

A história começou no ano passado. O pato doméstico nasceu com a pata esquerda virada para trás. Buttercup dificilmente podia caminhar e, em Fevereiro do ano passado, a pata, com uma malformação, foi amputada no Centro de Cuidados de Aves de Arlington.

A esperança chegou com Mike Garey, informático e novo dono do animal, que, além de ter ganho uma página no Facebook, voltou a caminhar, graças à empresa Novacopy, especializada em tecnologia 3D, que se ofereceu para produzir uma prótese tridimensional. Durante o processo foi criado um modelo (foram usadas fotografias do membro esquerdo da sua irmã, a pata Minnie) e produzida uma pata em silicone, um material suficientemente flexível para ser funcional.

Foto

A prótese vermelha chegou na segunda-feira e os primeiros vídeos de Buttercup a caminhar foram partilhados pelos seus seguidores.