Um morto em colisão de comboio e automóvel em Tomar

Do acidente resultou ainda um ferido. A circulação ferroviária foi retomada pelas 12h30.

O acidente ocorreu às 7h24, quando um comboio inter-regional, que estabelecia a ligação entre Tomar e Lisboa, abalroou uma viatura ligeira na zona de Vila Nova, freguesia de Poialvo, numa passagem de nível automatizada e sinalizada.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O acidente ocorreu às 7h24, quando um comboio inter-regional, que estabelecia a ligação entre Tomar e Lisboa, abalroou uma viatura ligeira na zona de Vila Nova, freguesia de Poialvo, numa passagem de nível automatizada e sinalizada.

A colisão provocou ainda o descarrilamento parcial do comboio.

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém confirmou ao PÚBLICO que as duas vítimas do acidente, um homem de 28 anos e uma mulher com cerca de 30, eram os ocupantes do ligeiro, não tendo sido registados ferimentos entre as pessoas que seguiam na composição com destino a Lisboa.

A mesma fonte indicou que o corpo da vítima mortal já foi transportado para o Instituto de Medicina Legal de Tomar. A mulher foi transportada para o hospital de Abrantes, de onde deverá ter alta ainda esta sexta-feira, segundo indicou o hospital à agência Lusa.

Na zona do acidente tentava-se pelas 10h30 retirar o ligeiro e repor na linha a parte do comboio que descarrilou.

No local estão 17 bombeiros da corporação de Tomar, apoiados por oito viaturas, bem como elementos da GNR.

A circulação ferroviária encontrou-se interrompida até perto das 12h30. Susana Abrantes, porta-voz da Refer, indica que as causas para o acidente ainda não estão confirmadas.

A representante da empresa sublinha, no entanto, que informações recolhidas no local confirmam que a "passagem de nível não apresentava quaisquer problemas técnicos e estava a funcionar normalmente". O possível desrespeito pelo condutor do ligeiro das barreiras de segurança no local poderá explicar o acidente. A Refer aguarda o final das investigações para avançar com conclusões.

O CDOS indicou que os passageiros que seguiam no comboio acidentado foram entretanto transportados num autocarro fretado pela CP, até ao Entroncamento, de onde seguiram viagem numa outra composição até Lisboa.

Notícia actualizada às 14h53: Acrescenta informação sobre ferido do acidente e reabertura da circulação ferroviária.