Avião cai em festival aéreo no Ohio e mata duas pessoas
Piloto e mulher que realizava manobra de pé sobre uma das asas são as duas vítimas mortais.
Na exibição, que decorria em Dayton, o avião estava a fazer uma manobra de voo invertido quando de repente o aparelho ficou sem controlo, despenhando-se. Logo após a queda, a aeronave explodiu.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Na exibição, que decorria em Dayton, o avião estava a fazer uma manobra de voo invertido quando de repente o aparelho ficou sem controlo, despenhando-se. Logo após a queda, a aeronave explodiu.
A queda aconteceu numa zona de relva quando o avião voava a baixa altitude. Os dois mortos são Jim LeRoy, piloto da aeronave, e Jane Wicker, que no momento do incidente protagonizava uma manobra em que seguia de pé sobre uma das asas.
Num vídeo que captou os segundos que antecederam a queda e o próprio acidente, o animador que relatava o evento descreve a dificuldade da manobra visto que é especialmente difícil manter o equilíbrio com vento. “Vejam isto, Jane Wicker no topo do mundo”, ouve-se no relato.
No site do Vectren Dayton Air Show, Jane Wicker é descrita como uma mulher “audaz e de tirar a respiração” e que sem qualquer corda ou paraquedas “surpreende a multidão, escalando, andando e pendurando-se” em todas as zonas do seu avião a que chama “Aurora”. No site da Administração Federal de Aviação, Wicker aparece como a proprietária do avião.
As restantes exibições de sábado no festival aéreo foram canceladas mas as previstas para este domingo devem ser mantidas. As causas do acidente ainda estão por apurar e vão ser investigadas pela Autoridade de Aviação Civil dos Estados Unidos.