Um Tintoretto esteve até agora erradamente atribuído a Schiavone

Obra está agora em exposição no londrino Victoria & Albert Museum numa mostra que explica o que aconteceu.

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O Embarque de Santa Helena à Terra Santa (1555) DR

A pintura, que entrou para a colecção do importante museu londrino em 1865, esteve todo este tempo mal catalogada e só agora foi detectado o erro devido a uma nova e exaustiva investigação que pretende catalogar todas as pinturas a óleo europeias em território britânico.

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A pintura, que entrou para a colecção do importante museu londrino em 1865, esteve todo este tempo mal catalogada e só agora foi detectado o erro devido a uma nova e exaustiva investigação que pretende catalogar todas as pinturas a óleo europeias em território britânico.

Foi a partir desta investigação que os peritos conseguiram perceber que O Embarque de Santa Helena à Terra Santa é uma das três pinturas da série que Tintoretto dedicou à lenda de Santa Helena. Helena foi a mãe de Constantino, o primeiro imperador romano a converter-se ao cristianismo, e conta a lenda que Helena encontrou a cruz onde Cristo foi crucificado. As outras duas obras que retratam esta história estão em duas galerias norte-americanas, escreve o The Guardian.

“Apesar da sua claríssima alta qualidade, esta pintura era um quebra-cabeças”, lê-se no comunicado do Victoria & Albert Museum, que explica que na origem do erro esteve a tela pouco usual para pinturas pequenas e ainda o facto de nunca se ter conseguido determinar o tema, até agora. “Foi catalogado como um trabalho de Andrea Schiavone, um artista veneziano de origem croata”, continua o comunicado, admitindo que no entanto o estilo utilizado na obra “é típico dos primeiros trabalhos de Tintoretto”.

A obra já pode ser vista no museu londrino, agora correctamente assinada. O Embarque de Santa Helena à Terra Santa faz parte da exposição Research On Paintings: Technical art history and connoisseurship, onde são apresentados alguns dos resultados desta investigação, que pretende catalogar e digitalizar cerca de 22 mil obras pré-1900 de artistas europeus que pertençam a colecções públicas britânicas. Neste momento, segundo a BBC, já foram estudadas mil pinturas.