Tony Parker conduz San Antonio a vitória no primeiro jogo da final da NBA

Campeões Miami Heat derrotados em casa.

Foto
O primeiro jogo da final realizou-se em Miami AFP

O base francês Tony Parker foi a grande figura do primeiro jogo deste embate decisivo, ao terminar com 21 pontos e seis assistências.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O base francês Tony Parker foi a grande figura do primeiro jogo deste embate decisivo, ao terminar com 21 pontos e seis assistências.

Entre o registo de lançamentos certeiros, 10 pontos foram concretizados no último período e pertenceu ao gaulês o “tiro”, a cinco segundo da buzina, que assegurou em definitivo o triunfo dos texanos.

Tim Duncan voltou a ser um bom aliado de Parker, com 20 pontos, 11 ressaltos e quatro assistências, enquanto Ginobili ajudou os Spurs com mais 13 pontos.

Pelos Heat, LeBron James foi o “suspeito” do costume, mas nem o “triplo-duplo” da maior figura dos Heat valeu aos campeões. Para os registos históricos deste primeiro jogo da final ficaram os 18 pontos, 18 ressaltos e 10 assistência do extremo.

São também os números que “inclinam” a final para o lado dos texanos, que não perderam nenhuma das quatro finais que disputaram desde 1999. As três últimas, em 2003, 2005 e 2007, já foram disputadas por Parker, Tim Duncan e Manu Ginobili.

O segundo jogo da final volta a ser disputado no American Airlines Arena de Miami, no domingo.