Rosa Maria Martelo ganha prémio Eduardo Prado Coelho
O júri que decidiu o prémio, por unanimidade, foi constituído por Clara Rocha, José Cândido Martins e José Carlos Seabra Pereira.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O júri que decidiu o prémio, por unanimidade, foi constituído por Clara Rocha, José Cândido Martins e José Carlos Seabra Pereira.
Com uma dotação monetária de 7.500 euros, este prémio, que distingue anualmente um livro de ensaio literário, havia já sido atribuído, nas edições anteriores, a Vítor Aguiar e Silva, Manuel Gusmão e João Barrento.
Professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Rosa Maria Martelo publicou, entre outras obras, Carlos de Oliveira e a Referência em Poesia (1998), Em Parte Incerta. Estudos de Poesia Portuguesa Contemporânea (2004), Vidro do mesmo Vidro – Tensões e deslocamentos na poesia portuguesa depois de 1961 (2007) e A Forma Informe. Leituras de Poesia (2010). É ainda autora de um livro de poemas, A Porta de Duchamp (2009), e co-organizou a antologia Poemas Com Cinema (2010).