Filme sobre o Camboja dos khmer vermelhos vence Un Certain Regard

O cambojano Rithy Panh, premiado em Cannes, fez um filme no qual vai em busca da infância perdida

Foto
Bonecos de argila em busca da memória de um certo Cambodja DR

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Na secção Un Certain Regard, o vencedor foi L’Image manquante, de Rithy Panh, enquanto o Prémio do Júri foi para Omar, de Hany Abu-Assad, e o Prémio de Realização para L’inconnu du lac, do francês Alain Guiraudie.

 


 


No filme vencedor, o cineasta cambojano vai à procura da infância perdida no país dos khmers vermelhos, questionando a responsabilidade do trabalho da memória em relação ao horror vivido por um país ou um povo. O palestiniano-holandês Abu-Assad conta a história de um palestiniano que salta o muro de separação entre Israel e os territórios e mata um soldado israelita. Por seu lado, Guiraudie conta uma história de amor - onde se mistura o perigo - entre dois homens que se conhecem à beira de um lago.

  

A secção Un Certain Regard tem um júri próprio, diferente do da Competição, e que é presidido pelo realizador dinamarquês Thomas Vinterberg.

 


 


<_o3a_p>