Get a Riiide: esta carrinha leva-te a todo o lado e até ao Primavera

É uma "start-up" dedicada ao mercado do turismo "low cost" para jovens e tem pacotes especiais para o Optimus Primavera Sound. Com a Get a Riiide, até vais de carrinha

Fotogaleria

Podiam ser economistas, mas não são. Em vez disso, levam turistas numa carrinha pelo Porto e por outras regiões, e nunca pelas ruas habituais. João Miranda e Fernando Monteiro são as caras por detrás da Get a Riiide, uma empresa incubada na UPTEC, a operar no mercado do turismo “low cost” para jovens. Com muito gosto. Perfeita para quem quer ir ao Optimus Primavera Sound sem pensar muito: o serviço Get a Fest disponibiliza “packs” especiais que podem integrar passe geral, transporte, alojamento e “shuttle”.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Podiam ser economistas, mas não são. Em vez disso, levam turistas numa carrinha pelo Porto e por outras regiões, e nunca pelas ruas habituais. João Miranda e Fernando Monteiro são as caras por detrás da Get a Riiide, uma empresa incubada na UPTEC, a operar no mercado do turismo “low cost” para jovens. Com muito gosto. Perfeita para quem quer ir ao Optimus Primavera Sound sem pensar muito: o serviço Get a Fest disponibiliza “packs” especiais que podem integrar passe geral, transporte, alojamento e “shuttle”.

Fundada em 2012, mas em perfeita ebulição de há três meses para cá, a Get a Riiide oferece serviços turísticos alternativos. Com 23 e 25 anos, João e Fernando, ex-estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, querem, simplesmente, que os visitantes “se lembrem do que fizeram” por cá.

“Que vivam mais a cultura, que experimentem mais o nosso quotidiano”, conta, ao P3, João, que decidiu criar este projecto depois de uma viagem pela América do Sul. “Lá experimentei serviços turísticos diferentes. Quando cheguei, vi que cá não existia nada disso. A oferta é, geralmente, muito tradicional e cara e não vai ao encontro do que jovens como eu procuram.”

"Tours" com roteiros culturais

A carrinha, como se pode ver nas ilustrações do site, acompanha-os para todo o lado. E vai até Braga, Guimarães, Minho e Douro, onde os turistas visitam uma quinta e têm a possibilidade de trabalhar nas vinhas e almoçar com quem trabalha lá todo o ano. A premissa é mesmo essa: “Ir ao fundo das experiências.” “Em vez de um 'tour' pré-programado, só a ler um guião, fazemos um guião diferente.”

Para o Porto, cidade de Siza Vieira e Souto de Moura, a Get a Riiide tem preparado um "tour" de arquitectura, com direito a passagem pela Casa da Música, Museu de Serralves, Burgo e a Casa de Chá da Boa Nova. Roteiros de petiscos, maratonas fotográficas e passeios nocturnos (com bebidas portuguesas pelo meio) são outras propostas. Há duas modalidades de preços: 35 euros para os percursos de quatro horas, 60 euros para o dia inteiro.

O Get a Fest é uma “loucura” que estão a experimentar agora com o Optimus Primavera Sound e que pretendem estender a outros festivais. “Decidimos fazer algo de diferenciador”, ressalva João. Há vários "packs" disponíveis com várias modalidades (vê à esquerda). Para ir sem pensar muito.