James e Moutinho vendidos ao Mónaco por 70 milhões de euros
Colombiano custa 45 milhões e Moutinho 25. Sporting receberá entre 2,875 e 3,5 milhões pela transferência do médio português.
James Rodríguez protagoniza, assim, uma das mais caras transferências de sempre do futebol português, apenas superada pelas vendas dos passes de Hulk (85%) e Witsel (100%) ao Zenit de São Peterburgo, por 40 milhões de euros líquidos (livres de comissões de empresários e outras despesas), como foi comunicado por ambos os clubes à CMVM.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
James Rodríguez protagoniza, assim, uma das mais caras transferências de sempre do futebol português, apenas superada pelas vendas dos passes de Hulk (85%) e Witsel (100%) ao Zenit de São Peterburgo, por 40 milhões de euros líquidos (livres de comissões de empresários e outras despesas), como foi comunicado por ambos os clubes à CMVM.
O FC Porto tinha 90% do passe de James Rodríguez, pelo que receberá 40,5 milhões de euros, embora a este valor tenham de ser deduzidas as habituais comissões a empresários e compensação aos clubes formadores.
No caso de Moutinho, o FC Porto era detentor de 100% do passe, mas o Sporting ficou com direito a 25% da mais-valia acima de 11 milhões de euros, o valor pelo qual o jogador foi transferido de Alvalade para o Dragão em Julho de 2010.
A questão será perceber exactamente qual é o valor da mais-valia acima de 11 milhões. É que se forem descontados os habituais 10% do empresário Jorge Mendes (2,5 milhões neste caso), o Sporting terá direito apenas a 2,875 milhões de euros (25% de 11,5 milhões). Se a comissão do empresário ficar fora destas contas, então o clube de Alvalade receberá 3,5 milhões de euros, sendo certo que não terá direito a qualquer compensação ao abrigo do mecanismo de solidariedade, uma vez que isso ficou estipulado no acordo de transferência com o Sporting.
O Mónaco também já confirmou o negócio (sem referir valores) e revelou que os dois jogadores assinaram contratos por cinco anos.
Chegaram juntos e saem juntos
João Moutinho e James Rodríguez chegaram os dois ao Dragão em 2010. O português foi contratado ao Sporting, num negócio que envolveu a transferência de Nuno André Coelho para Alvalade. Já o colombiano chegou proveniente do Banfield, da Argentina.
Com 26 anos (completa 27 em Setembro), João Moutinho cumprirá no principado do Mónaco a primeira experiência profissional no estrangeiro. Formado no Portimonense e no Sporting, o médio internacional português conta 57 jogos pela equipa nacional e 87 jogos nas competições europeias de clubes.
James Rodríguez fará 22 anos em Julho e o Mónaco será o segundo clube que representa no futebol europeu. O colombiano soma 25 partidas disputadas nas provas organizadas pela UEFA. Porém, tanto ele como Moutinho não irão acrescentar jogos a esses registos na próxima temporada, já que o Mónaco não disputará as competições europeias. O clube do principado obteve nesta época a promoção à Ligue 1 e estará limitado às competições internas francesas.
No período em que representaram o FC Porto venceram três campeonatos nacionais, uma Liga Europa, uma Taça de Portugal e três Supertaças. André Villas-Boas foi o primeiro treinador de João Moutinho e James Rodríguez no Dragão, em 2010-11. Seguiram-se dois anos com Vítor Pereira. Agora, a nova etapa profissional dos dois futebolistas decorrerá sob orientação do italiano Claudio Ranieri.