Yahoo compra Tumblr por 1100 milhões de dólares

Voltar a estar na moda vai custar caro ao veterano Yahoo. A aquisição do Tumblr é ao mesmo tempo operação de charme e entrada estratégica na corrida das redes sociais.

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Negócio foi confirmado pelo Yahoo Fred Dufour/AFP

A confirmação surgiu num comunicado do Yahoo, que cita a presidente executiva da empresa. Marissa Mayer sublinha a importância da aquisição, dizendo que a popular rede social de blogues “está a redefinir expressão criativa online”.

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A confirmação surgiu num comunicado do Yahoo, que cita a presidente executiva da empresa. Marissa Mayer sublinha a importância da aquisição, dizendo que a popular rede social de blogues “está a redefinir expressão criativa online”.

“A vários níveis, o Tumblr e o Yahoo não poderiam ser mais diferentes, mas, ao mesmo tempo, não poderiam ser mais complementares”, afirma Mayer, estabelecendo uma relação entre o passado e o futuro da Internet. “Ambas as empresas albergam marcas – estabelecidas e emergentes.” Mas, “fundamentalmente”, ambas se dedicam a melhorar a experiência dos utilizadores, o design e “a encontrar surpresa e inspiração no meio do quotidiano”, diz.

Segundo o Wall Street Journal, o conselho de administração do Yahoo aprovou neste domingo o valor da oferta: 1100 milhões de dólares. O comunicado desta segunda-feira refere que este montante será "substancialmente" pago em dinheiro. É a mais cara operação desde que Mayer assumiu o cargo. E também uma aposta de risco – o Tumblr não tem um modelo de negócio sustentável.

Vale a pena?
Dan Primack, editor sénior da revista Fortune, deu conta no Twitter da estranheza que lhe está a causar os termos do negócio tal como estava a ser noticiado no domingo: tudo em dinheiro (é frequente este género de aquisições envolver a troca de acções das empresas envolvidas). Primack diz que, tendo em conta os resultados do primeiro trimestre do Yahoo, a empresa tem apenas disponíveis 1200 milhões de dólares. Vale a pena apostar quase tudo na compra de uma rede social?

O Tumblr é gerido por David Karp, 26 anos, que começou a desenhar e a programar sites aos 11 e que aos 15 deixou a escola. Aos 21, em 2007, fundou o Tumblr (a partir do quarto no apartamento da mãe, em Nova Iorque). Desde então, este misto de plataforma de blogues e rede social visualmente muito cool, que permite partilhar todo o tipo de conteúdos de forma rápida, cresceu até se tornar num dos sites mais populares do mundo.

Karp manter-se-á à frente do Tumblr, que terá uma gestão independente, informa o comunicado do Yahoo: "O produto, o serviço e a marca continuarão a ser definidos e desenvolvidos separadamente com a mesma irreverência, inteligência e compromisso de fortalecer criadores [que tem sido a marca] do Tumblr."

O sucesso que o Tumblr tem conseguido entre os mais jovens é o que atrai o Yahoo, empresa pioneira da Internet que dominava o ciberespaço muito antes do aparecimento do Google ou do Facebook. Mas que ficou para trás quando os hábitos de navegação evoluíram. O Tumblr, com mais de 108 milhões de blogues, devolve a este veterano da Internet uma possibilidade que há muito lhe está vedada: estar na moda. E abre-lhe uma nova porta: a das redes sociais.

O objectivo, claro, é aumentar o tráfego e desafiar a concorrência (Google e Facebook). "A combinação Tumblr + Yahoo! deverá fazer crescer a audiência do Yahoo! em 50% para mais de mil milhões de visitantes mensais e para aumentar o tráfego em cerca de 20%", concretiza a nota da empresa.

A coolness do Tumblr esbarra, no entanto, nos números. Apesar dos seus 134,2 milhões de visitantes únicos mensais, o Tumblr – que é gratuito para todos os utilizadores – não consegue arrecadar tanto quanto gasta. Em 2012, os 13 milhões de dólares que a equipa liderada por David Karp conseguiu em publicidade não cobriram os gastos com a manutenção da plataforma, que inclui os 178 funcionários distribuídos pelo globo (incluindo Portugal).

Primeiro o serviço, depois o dinheiro
Vários investidores já injectaram dinheiro no Tumblr – cerca de 125 milhões de dólares. Mas os resultados continuam aquém das expectativas. Os 100 milhões de dólares que a empresa esperava conseguir em publicidade em 2013 parecem agora uma miragem. E há um outro constrangimento: o profundo desprezo de Karp por esquemas de publicidade mais agressivos.

Popularizar o serviço é a prioridade de Karp. Fazer dinheiro vem depois. É uma estratégia comum a outras start-ups do género, como o Facebook ou o Instagram. Estes dois últimos protagonizaram a última grande aquisição da indústria, com a gigante rede social liderada por Mark Zuckerberg a comprar a popular aplicação de fotografia por mil milhões de dólares (embora a maior parte deste montante tenha sido paga em acções).

A Yahoo tem um longo historial de aquisições desde que foi fundada, em 1995. A mais valiosa aconteceu em 1999, na vertigem da "bolha dot-com", quando a empresa comprou o GeoCities por 3900 milhões de dólares. A plataforma de alojamento de sites, muito usada na década de 1990, acabou por ser encerrada (excepto no Japão) em 2009, embora se tenha tornado praticamente irrelevante muito antes disso.

Na sexta-feira, no início de um fim-de-semana em que este se tornou no tema mais falado da indústria, o Techcrunch noticiou que a oferta de 1100 milhões era considerada "demasiado baixa" pelos responsáveis do Tumblr. E à Bloomberg chegou mesmo a dar conta do rumor de que as novidades desta segunda-feira podiam ter que ver com o Flickr, de que o Yahoo é dono desde 2005. De facto, a conferência agendada para as 17h de Nova Iorque (22h em Lisboa) é sobre o Flickr. A aquisição do Tumblr foi confirmada logo de manhã.