Em Nápoles há uma moeda nova, chama-se napo e é complementar ao euro
Câmara da cidade italiana criou moeda para combater a crise e fomentar o consumo.
Não se trata de uma moeda virtual, como noutras iniciativas, mas uma nota com denominações de um, dois, cinco e dez napos, decorados com imagens de diferentes paisagens típicas napolitanas e com validade até 2016.
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Não se trata de uma moeda virtual, como noutras iniciativas, mas uma nota com denominações de um, dois, cinco e dez napos, decorados com imagens de diferentes paisagens típicas napolitanas e com validade até 2016.
Os napos permitem pagar 10% das compras nas lojas ou nos restaurantes que aderirem, sendo que um napo equivale a um euro, mas não está sujeito a impostos.
Existem várias moedas complementares deste tipo, mas o napo é a primeira lançada na Europa por um organismo oficial, uma autarquia, que, apesar de lhe chamar moeda, refere também que é um “talão de desconto” e assegura que não pretende substituir o euro.
A câmara lançou a moeda com a ajuda do slogan "A Europa tem o euro e Nápoles o napo".
Desde a sua introdução, em finais de Dezembro do ano passado, em Nápoles cada vez se ouve mais a frase “Aceitam napos?”.
Nápoles, como todo o sul de Itália, está a sofrer com maior gravidade a crise, com um desemprego que se situa nos 18% – a média italiana está nos 11,7% –, um desemprego jovem de 45% e com uma diminuição do consumo de 16%, que fez retroceder a cidade em 15 anos, assegurou o presidente da associação comercial napolitana, Pietro Russo.
O projecto prevê a distribuição de um valor equivalente a 70 milhões de euros, dos quais já foram distribuídos 10 milhões entre cidadãos e turistas.
“A ideia surgiu para dar um impulso à área urbana de Nápoles, que está desertificada comercialmente devido à construção de grandes centros comerciais nos arredores”, explicou à EFE o promotor do projecto, Antonio Prigiobbo.
Até agora, a iniciativa prevê entregar cem napos a cada família que entregue uma factura paga da água, mas poderá aumentar para 250 se, no futuro, demonstrarem que realizaram algum gesto bom para a comunidade, como voluntariado ou recolha selectiva de lixo, um dos grandes problemas da cidade.
A autarquia premeia ainda os turistas que visitam a cidade, dando-lhes 20 napos por cada noite que pernoitem nos hotéis, até um total de 200 euros, e também distribuí napos aos turistas que chegam nos cruzeiros.
Até agora aderiram à iniciativa cerca de 150 lojas, depois de assinarem um regulamento que as obriga, entre outras coisas, a não aumentar os preços. Os donos de negócios podem utilizar os napos de várias maneiras, pois podem dá-los em troco a clientes que quiserem ou gastá-los noutras lojas.
A ideia é que em 2016, quando acaba a iniciativa, os comerciantes devolvam as notas à câmara, que, em troca, lhes entregará mobiliário urbano para embelezar as zonas onde estão situadas as suas lojas.