Garrafas Tony Hawk podem ter design português
Duas portuguesas querem desenhar a garrafa da SIGG alusiva à parceria com o skater Tony Hawk. As suas propostas estão em concurso, e já conquistaram o público
Duas portuguesas, estudantes de Design, estão entre os finalistas do concurso internacional lançado pela SIGG, conhecida marca suíça de garrafas de alumínio, para celebrar a sua recente parceria com a fundação do skater americano Tony Hawk.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Duas portuguesas, estudantes de Design, estão entre os finalistas do concurso internacional lançado pela SIGG, conhecida marca suíça de garrafas de alumínio, para celebrar a sua recente parceria com a fundação do skater americano Tony Hawk.
A escolha do desenho final de uma garrafa alusiva à parceria, que vai ser comercializada pela marca, está a ser objecto de um concurso, divulgado através da plataforma Talent House. A fase de votação do publico já terminou, e agora a escolha ficará a cargo de um júri.
Sara Francisco é estudante de Design de Comunicação no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), em Portimão, e em apenas duas horas desenvolveu o segundo projecto mais votado. “Quando soube do concurso, estava quase no fim do prazo de candidatura. Então tive que fazer tudo um bocado à pressa”, confessa ao P3.
O facto de ter vários amigos "skaters" ajudou nesta corrida contra o tempo. Aliou o conhecimento que já tinha da cultura do skate a uma pesquisa rápida e, no final, baptizou a sua proposta com uma frase do próprio Tony Hawk: “Sk8ing is is my passion”.
Esta é a primeira vez que a jovem participa num concurso do género. A recepção do público deixa-a optimista: “Gostava mesmo de ganhar e estou confiante por causa do número de votos”.
Mas Sara não é a única portuguesa no concurso. Camila Nogueira, também estudante de Design de Comunicação, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, terminou a fase de votação em 4.º lugar, com o trabalho “Skate or Dry”.
Prémio de 1000 dólares
Terminada a primeira fase, o júri do concurso vai agora escolher o vencedores, tendo também em conta o resultado das votações. O vencedor vai ver a sua garrafa comercializada globalmente, como parte da colecção de 2013 da SIGG, além de receber um prémio de 1000 dólares e um skate autografado por Tony Hawks.
Há ainda uma viagem a Los Angeles para assisitr à gala “Stand Up for Skate Parks” para os quatro melhores trabalhos, e um prémio de 500 dólares (mais skate autografado) para o projecto com mais votos.
Enquanto artista em início de carreira, Sara admite que ganhar este concurso seria uma excelente ajuda para “enriquecer o portefólio e lançar a carreira de ilustradora”.
A votação terminou terça-feira, 16 de Abril e os vencedores serão conhecidos a 23 de Abril.