Almeida Henriques deverá retomar lugar de deputado

O ainda secretário de Estado adjunto e do Desenvolvimento Regional deverá sentar-se ao lado de Miguel Relvas no Parlamento durante algum tempo.

Foto
Almeida Henriques, secretário de Estado da Economia Rui Gaudêncio

Almeida Henriques foi exonerado quinta-feira, depois de ter anunciado que sairia do Governo a 15 de Maio para ser candidato autárquico.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Almeida Henriques foi exonerado quinta-feira, depois de ter anunciado que sairia do Governo a 15 de Maio para ser candidato autárquico.

A sua pasta passou para o novo ministro-adjunto Miguel Poiares Maduro, que amanhã toma posse em conjunto com Luís Marques Guedes, que assumirá a Presidência do Conselho de Ministros e os Assuntos Parlamentares.

Para já Almeida Henriques, que já era deputado na anterior legislatura, retoma o lugar na bancada do PSD. As eleições autárquicas só deverão ser marcadas para finais de Setembro ou princípio de Outubro. 

Miguel Relvas, que também sai do Governo, mostrou vontade em retomar o lugar de deputado, embora depois de gozar de uma pausa de algumas semanas.

O até agora ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares pode pedir a suspensão do mandato por um período mínimo de 30 dias (e máximo de 180) se alegar motivos de saúde.