Cartoonista grego ganha World Press Cartoon com sátira sobre resgate europeu

Trabalhos vão estar em exposição em Sintra até 30 de Junho.

Fotogaleria

O desenho, com o título “Equipa de resgate da UE”, mostra homens vestido de fato preto a segurar uma cama elástica com as estrelas da União Europeia e, no chão, marcas de corpos de pessoas que não foram apanhadas. Foi publicado na revista grega Efimerida Ton Syntakton, em Dezembro do ano passado, e deu também a Kontouris o primeiro prémio na categoria Editorial.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

O desenho, com o título “Equipa de resgate da UE”, mostra homens vestido de fato preto a segurar uma cama elástica com as estrelas da União Europeia e, no chão, marcas de corpos de pessoas que não foram apanhadas. Foi publicado na revista grega Efimerida Ton Syntakton, em Dezembro do ano passado, e deu também a Kontouris o primeiro prémio na categoria Editorial.

Michael Kountouris nasceu em 1960 e desde 1985 que cria cartoons para a imprensa. Trabalha para o jornal Eleftheros Typos e colabora com o Courrier International e é também ilustrador.

Na categoria Caricatura, o primeiro prémio foi para o argentino Pablo Lobato, com um desenho do Presidente boliviano Evo Morales. O prémio de Desenho de Humor foi atribuído ao iraniano Saeed, por um trabalho com o título “Recessão Económica”. Não houve portugueses entre os três premiados em cada categoria.

O Grande Prémio tem nesta nona edição um valor de dez mil euros, metade do ano passado, o que a organização explicou com o facto de o concurso ter decorrido “no quadro de graves restrições orçamentais determinadas pela crise financeira internacional”. O primeiro prémio em cada categoria recebe três mil euros, os segundos dois mil euros e os terceiros classificados, mil euros.

Os trabalhos estarão em exibição no Centro Cultural Olga Cadaval até 30 de Junho.

A lista completa dos premiados

Caricatura

Pablo Lobato. Cartoonista argentino, ganha o primeiro prémio na categoria de caricatura com o desenho "Evo Morales", publicado na revista chilena Qué Pasa no dia 8 de Junho de 2012.

Jarbas. Cartoonista brasileiro, ganha o segundo prémio na categoria de caricatura com o desenho "Mandela", publicado na revista brasileira Diário de Pernambuco no dia 19 de Dezembro de 2012.

Carbalo. Cartoonista espanhol, ganha o terceiro prémio na categoria de caricatura com o desenho "Messi", publicado na revista espanhola El Jueves no dia 21 de Novembro de 2012.

Editorial

Kountouris. Cartoonista grego, ganha o primeiro prémio na categoria de editorial com o desenho "Equipa de resgate da U.E.", publicado na revista grega Efimerida Ton Syntakton no dia 12 de Dezembro de 2012.

Radulovic Spiro. cartoonista sérvio, ganha o segundo prémio na categoria de editorial com o desenho "Sem título", publicado na revista sérvia Politika no dia 23 de Dezembro de 2012.

Greg. Cartoonista brasileiro, ganha o terceiro prémio na categoria de editorial com o desenho "O maior inimigo dos EUA", publicado na revista brasileira Diário de Pernambuco no dia 15 de Dezembro de 2012.

Desenho de humor

Saeed. Cartoonista iraniano, ganha o primeiro prémio na categoria de desenho de humor com o desenho "Recessão económica", publicado na revista iraniana Jam-e-Jam no dia 8 de Julho e 2012.

Rousso. Cartoonista francês, ganha o segundo prémio na categoria de desenho de humor com o desenho "Quem é?", publicado na revista francesa Barricade no dia 1 de Maio de 2012.

Zuleta. Cartoonista colombiano, ganha o terceiro prémio na categoria de desenho de humor com o desenho "Mulher livre!!", publicado na revista peruana El Mundo de Karry no dia 17 de Dezembro de 2012.

Grand Prix

Kountouris. Cartoonista grego, ganha o primeiro prémio na categoria de editorial com o desenho "Equipa de resgate da UE", publicado na revista grega Efimerida Ton Syntakton no dia 12 de Dezembro de 2012.