Helicóptero resgatou condutor de carro arrastado pela água em Alcácer do Sal

Automobilista de 54 anos desrespeitou proibição de circulação na estrada entre São Romão e o Torrão e viu o carro arrastado pela forte corrente da ribeira de São Romão. Passou quase duas horas no tejadilho do carro.

Fotogaleria

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal adiantou à Lusa que o condutor do veículo, um homem de 54 anos, desrespeitou a proibição de circulação rodoviária na estrada entre São Romão e o Torrão, acabando por ser arrastado pelas águas da ribeira.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal adiantou à Lusa que o condutor do veículo, um homem de 54 anos, desrespeitou a proibição de circulação rodoviária na estrada entre São Romão e o Torrão, acabando por ser arrastado pelas águas da ribeira.

De acordo com o site da ANPC, o carro terá sido arrastado pelas 12h40, tendo cerca de meia hora depois sido accionado um helicóptero de Socorro e Assistência da Força Aérea para ajudar nas operações de busca e salvamento.

Às 13h30, uma equipa de reconhecimento e avaliação da situação da Força Especial de Bombeiros foi mobilizada para o local, adianta ainda a ANPC. Uma hora depois, a única pessoa que seguia na viatura foi "resgatada com sucesso" por um helicóptero da Força Aérea Portuguesa (FAP).

De acordo com o gabinete de relaçõs públicas deste ramo das Forças Armadas, em resposta ao pedido de apoio da ANPC foi mobilizado o EH-101 Merlin, da Esquadra 751, que se encontrava de alerta na Base Aérea do Montijo. A aeronave descolou às 13h40 e chegou ao local cerca de 20 minutos depois.

Aí, ainda segundo o gabinete de relações públicas da FAP, um "recuperador-salvador desceu para as águas da ribeira e nadou até junto da viatura, praticamente submersa. Retirou o homem do tejadilho e resgatou-o para bordo da aeronave, que aterrou na margem onde encontravam equipas dos bombeiros de Torrão, que lhe prestaram os primeiros cuidados médicos no local." A Força Aérea Portuguesa sublinha que esta foi a 2851 vida salva pela Esquadra 751, que se encontra a comemorar o seu 35.º aniversário.

A vítima foi transportada, e estado estável, para o Serviço de Urgência Básico de Álcacer do Sal, acrescentou a Protecção Civil.

Nas operações de salvamento participam ainda 18 bombeiros, apoiados por oito viaturas.