Entrevista a José Sócrates vista por 1,6 milhões de espectadores

Programa da RTP1 foi o mais visto do dia e superou a última entrevista que o ex-primeiro-ministro dera em Abril de 2011.

Foto
O programa teve uma audiência média de 16,7% Enric Vives-Rubio

De acordo com os dados da GfK analisados pela Marktest, o programa Fim do Silêncio teve uma audiência média de 16,7% (denominado rating, ou seja, quantas pessoas realmente viram o programa), e uma quota de 30,1% (denominado share, contabilizado em relação ao total das pessoas que estava a ver televisão).

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

De acordo com os dados da GfK analisados pela Marktest, o programa Fim do Silêncio teve uma audiência média de 16,7% (denominado rating, ou seja, quantas pessoas realmente viram o programa), e uma quota de 30,1% (denominado share, contabilizado em relação ao total das pessoas que estava a ver televisão).

Os dados mostram que entre os adultos (espectadores com mais de 15 anos), a entrevista conduzida pelo director de Informação da RTP, Paulo Ferreira, e o jornalista Vítor Gonçalves foi vista por 1,575 milhões de pessoas (18,4% de rating) e teve uma quota de audiência de 32,9%.

Enquanto a RTP1 emitia a entrevista, nos dois canais privados ainda estavam a decorrer os noticiários e depois começaram as novelas Dancin’Days, na SIC, e Destinos Cruzados, na TVI, que foram, respectivamente, o segundo e quarto programas mais vistos do dia.

A última entrevista que o ex-primeiro-ministro dera a uma televisão fora na TVI, em Abril de 2011, quando Portugal já pedira a ajuda da troika e se preparava para as eleições legislativas de Junho. Na altura, a TVI realizou entrevistas a todos os líderes partidários com assento parlamentar e a conversa entre Judite Sousa e José Sócrates foi vista por 1,1 milhões de pessoas (com uma quota de audiência de 40,5%, bem acima da de ontem), mais 153 mil espectadores do que a entrevista a Pedro Passos Coelho.

Em Abril de 2009, Sócrates deu uma entrevista à RTP1 que foi seguida por 1,2 milhões de telespectadores. E em Setembro do ano passado a entrevista de Pedro Passos Coelho ao primeiro canal da estação pública foi vista por 1,3 milhões de pessoas.

A transmissão da final do reality show Casa dos Segredos 3, no dia 31 de Dezembro, pela TVI, por exemplo, foi vista por mais de 1,8 milhões de espectadores. Já o jogo entre Portugal e Espanha para as meias-finais do Euro 2012, transmitido pela SIC a 27 de Junho do ano passado, foi o que mais audiência teve nos últimos oito anos. Dados das audiências da GfK indicaram, na altura, que o jogo foi assistido pela televisão por 3,689 milhões de pessoas.

De acordo com a televisão pública, terá havido pelo menos 17 mil pessoas que acederam ao site da RTP entre as 21h e as 22h para assistir à entrevista do ex-primeiro-ministro através da internet.