Primeiro Porto Surf Film Festival começa nesta sexta-feira
Organização promete exibir “os melhores filmes de surf do mundo” durante os três dias do festival.
O festival de cinema dedicado exclusivamente ao surf vai exibir dez filmes, entre sexta e domingo, que reflectem a história e a evolução dos filmes relacionados com este desporto, que começaram a surgir em meados da década de 60, no estado norte-americano da Califórnia.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
O festival de cinema dedicado exclusivamente ao surf vai exibir dez filmes, entre sexta e domingo, que reflectem a história e a evolução dos filmes relacionados com este desporto, que começaram a surgir em meados da década de 60, no estado norte-americano da Califórnia.
O Porto Surf Film Festival assume-se como mostra internacional de filmes de ficção e de documentários sobre o surf e os oceanos. Os dez filmes que vão ser exibidos foram seleccionados entre mais de 400 longas-metragens que concorreram a um lugar no evento.
Para além da modalidade desportiva, os filmes sobre surf acabam por promover o interesse pela fotografia e pela divulgação das culturas correspondentes a praias do mundo, salienta Carlos Rui Ribeiro, um dos organizadores do festival. Carlos Ribeiro acredita que o Porto Surf Film Festival vai “mostrar como o surf pode mudar as mentalidades, os hábitos culturais, ajudar a ultrapassar obstáculos económicos e contribuir para o desenvolvimento pessoal dos indivíduos.”
Os filmes serão exibidos no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, situada nos jardins do Palácio de Cristal, no Porto. A entrada na sala, com 192 lugares, por sessão depende da aquisição, via Internet, dos bilhetes de 4 euros que só estarão à venda no site www.last2ticket.com. O bilhete geral para os três dias custa 32 euros.
Com a programação oficial, a organização pretende “surpreender os espectadores com a qualidade dos filmes” e atrair “centenas de entusiastas dos desportos de mar, espectadores habituais de cinema e especialistas da sétima arte.”
Num comunicado , a organização recorda que “Portugal tem mais de 30 mil praticantes de surf”. “Esperamos atrair espectadores do Grande Porto, mas também do resto do país e da Galiza”, afirma a organização.
O Porto Surf Film Festival é produzido por responsáveis de três empresas portuguesas - Catarina Simões (Last2Ticket.com), Luís Madureira Pinto (SurferToday.com) e Carlos Rui Ribeiro (Bright Side) - em conjunto com a Câmara Municipal do Porto.
Programação do Porto Surf Film Festival:
Dia 29 de Março
Sexta-Feira
One Winter Story
21h
The Endless Summer II
22h30
Dia 30 de Março
Sábado
Singlefin: Yellow
16h
Thicker Than Water
17h30
Finnsurf
21h
Sea Fever
22h30
Dia 31 de Março
Domingo
The Lost Wave
16h
Castles In The Sky
17h30
A Brokedown Melody
21h
Surfing With the Enemy
22h30