Domínio .pt entregue a associação de direito privado
Endereços portugueses vão deixar de ser responsabilidade da Fundação para a Computação Científica Nacional.
Até agora, esta missão estava atribuída à Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), que iria ser integrada na Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Até agora, esta missão estava atribuída à Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), que iria ser integrada na Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
O decreto-lei que consagra esta transferência encontra-se para promulgação em Belém, indicou o ministro da Educação, Nuno Crato.
Segundo Luís Fazenda, deputado do Bloco de Esquerda, esta mudança está a criar pânico nas instituições de ensino superior, já que a FCCN tinha a seu cargo toda a rede electrónica do superior e também a biblioteca online.
Crato respondeu, lembrando que esteve recentemente com os presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos e que nada lhe foi transmitido.
Segundo Leonor Parreira, a transferência da gestão do domínio .pt para privados visa garantir a sua auto-sustentabilidade financeira.
O nome de domínio corresponde ao endereço que é comummente utilizado para aceder a um site. Neste caso, o domínio .pt diz respeito a todos endereços portugueses, ou seja, aqueles que terminam com .pt.