Um Caso Real

Melodrama de factura clássica sobre uma história verídica - o peculiar triângulo político-romântico entre o rei Cristiano VII da Dinamarca, a rainha Carolina e o seu médico privado Johann Struensee, na corte de Copenhaga em finais do século XVIII. A inteligência de Um Caso Real reside no modo como interliga o pessoal e o político, com o affaire entre Carolina e Struensee a começar por ser puramente intelectual (uma paixão partilhada pelos pensadores do Iluminismo) antes de descambar no físico, justapondo-o aos jogos de poder das cortes aristocratas num mundo que a Revolução Francesa começara a fazer desaparecer, integrando a ideia da corte como teatro, da política como representação. Tudo muito bem apresentado e, sobretudo, muito bem interpretado (e não só por Mads Mikkelsen andar por aqui) - só que sem pingo de ousadia nem rasgo de inspiração, como se a impecável reconstituição histórica, os excelentes actores e o subtexto político fossem suficientes para ultrapassar a convenção e a previsibilidade narrativas do filme.

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Melodrama de factura clássica sobre uma história verídica - o peculiar triângulo político-romântico entre o rei Cristiano VII da Dinamarca, a rainha Carolina e o seu médico privado Johann Struensee, na corte de Copenhaga em finais do século XVIII. A inteligência de Um Caso Real reside no modo como interliga o pessoal e o político, com o affaire entre Carolina e Struensee a começar por ser puramente intelectual (uma paixão partilhada pelos pensadores do Iluminismo) antes de descambar no físico, justapondo-o aos jogos de poder das cortes aristocratas num mundo que a Revolução Francesa começara a fazer desaparecer, integrando a ideia da corte como teatro, da política como representação. Tudo muito bem apresentado e, sobretudo, muito bem interpretado (e não só por Mads Mikkelsen andar por aqui) - só que sem pingo de ousadia nem rasgo de inspiração, como se a impecável reconstituição histórica, os excelentes actores e o subtexto político fossem suficientes para ultrapassar a convenção e a previsibilidade narrativas do filme.