Casa da Música bate Torre dos Clérigos e já é a preferida dos turistas no Porto
A Torre dos Clérigos, as caves do vinho do Porto e Serralves também agradam aos turistas. Os "shoppings" ficam em 5º lugar
Num estudo realizado para a Fundação de Serralves pela Porto Business School, 350 turistas colocam o edifício de Rem Koolhaas no topo de uma lista, na qual os shoppings surgem em 5.º lugar
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Num estudo realizado para a Fundação de Serralves pela Porto Business School, 350 turistas colocam o edifício de Rem Koolhaas no topo de uma lista, na qual os shoppings surgem em 5.º lugar
Os turistas que visitam a cidade do Porto colocam, no topo da lista dos locais a visitar, a Casa da Música, do arquitecto holandês Rem Koolhaas. O edifício da Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura ultrapassa a Torre dos Clérigos ou as caves do vinho do Porto, de acordo com os resultados de um estudo realizado pela Fundação de Serralves. A fundação, projecto do arquitecto português Álvaro Siza Vieira, ocupa o quarto lugar na lista.
Os resultados constam do capítulo "A Fundação de Serralves como pólo de atracção turística do estudo Impacto Económico da Fundação de Serralves", realizado pela Porto Business School. O top 5 das atracções turísticas do Porto foi construído através de um inquérito a 350 turistas, nacionais e estrangeiros, e, a julgar pelos dados obtidos, a imagem que o Porto hoje projecta vai para lá do centro histórico que, em 1996, lhe garantiu o galardão da Unesco de Património Mundial da Humanidade.
Na lista de 23 locais previamente definidos e que os turistas já tinham visitado, ou pretendiam visitar, estão a Sé Catedral (6.º lugar), o Palácio da Bolsa (8.º), a Igreja de São Francisco (11.º) ou a Ribeira (12.º), símbolos do centro histórico, mas estão também muitos outros espaços que remetem para um Porto diferente, de modernidade e consumo.
O resultado mais surpreendente talvez seja o facto de o item "centros comerciais" surgir na 5.ª posição da lista, logo a seguir a Serralves e antes da Sé Catedral. Melchior Moreira, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, arrisca uma hipótese para este destaque. "Um dos nossos produtos estratégicos é precisamente o City Break, e penso que será nesse contexto que esse resultado surge. Acredito que este indicador se prenda mais com o turismo interno, dos portugueses que vão à cidade e sabendo da oferta e qualidade dos produtos, aproveitam para ir às compras", diz este responsável.
A verdade é que o estudo de Serralves refere que "não se registaram diferenças estatisticamente significativas entre nacionais e estrangeiros no que respeita aos locais top 5 mais visitados da cidade do Porto" - top encerrado, precisamente, pelos centros comerciais, com 42% dos inquiridos a garantir que os visitou ou pretende visitá-los, na sua estadia na cidade.
Serralves tem outro estudo
A directora-geral da Fundação de Serralves, Odete Patrício, também não encontra explicação para este dado e diz que vai esperar pelos resultados de um outro estudo que a instituição espera apresentar em Maio, centrado na questão dos públicos, para tirar conclusões mais concretas.
"O objectivo deste estudo não era avaliar quais as principais atracções da cidade, mas quantificar o valor económico de Serralves. Os autores resolveram alargar um pouco o âmbito e introduzir estas questões. Nós, claro, ficamos contentes por aparecer em 4.º lugar, mas acho que estes resultados dependem sempre muito da amostra.
No [site]Trip Advisor, por exemplo, que valorizo muito, por ser aberto a todos, hoje [quinta-feira] aparecemos em 8.º [à frente da Casa da Música, em 9.º] , mas já houve dias em que estávamos em primeiro", diz.
Já Melchior Moreira não se mostra surpreendido com o top 5 do estudo de Serralves (com excepção da presença dos centros comerciais) nem com o facto de a Casa da Música ultrapassar a Torre dos Clérigos, que este ano está a celebrar os seus 250 anos. "Isto vem confirmar um conjunto de dados que já tínhamos em relação à cidade do Porto, de procura muito grande do touring ligado à Cultura e ao património", assinalou.