Queixas à Deco aumentam 19% em 2012 com telecomunicações a liderar
De quase 435 mil queixas à associação de defesa do consumidor, 58 mil diziam repeito às telecomunicações e 50 mil à banca.
As reclamações à associação de defesa do consumidor Deco, divulgadas no Dia Mundial do Consumidor, que incluem pedidos de informação, denúncias e processos de mediação, quase chegaram a 58 mil nas telecomunicações, seguida pela banca (50 mil), compra e venda (39 mil) e serviços de interesse geral (34 mil).
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As reclamações à associação de defesa do consumidor Deco, divulgadas no Dia Mundial do Consumidor, que incluem pedidos de informação, denúncias e processos de mediação, quase chegaram a 58 mil nas telecomunicações, seguida pela banca (50 mil), compra e venda (39 mil) e serviços de interesse geral (34 mil).
Os casos mais emblemáticos são a TDT (televisão digital terrestre) que mereceu 3600 queixas no ano passado, os contadores de bi-horários com desfasamento de hora (serviços de interesse geral) com 7500 reclamações e o caso da Vida é Bela, que suspendeu a actividade, que foi objecto de 2214 queixas.
A Deco, em comunicado divulgado, destaca que a resolução destas queixas pela associação tem uma taxa de sucesso na mediação que ronda os 80%. Sobre o ano que passou, a associação um aspecto positivo: “A crise obrigou à alteração de comportamentos, mas também tornou o consumidor mais atento”.