Loop: cortiça, design e versatilidade
Loop é o primeiro produto lançado pela Playmat, uma marca portuguesa de design criada por dois portugueses e um italiano
Tem o formato de uma folha de papel dobrada (mas sem o vinco) e é em cortiça. Chama-se Loop e é o primeiro produto da Playmat, uma marca portuguesa de design fundada em Dezembro de 2012 pelos arquitectos Filipe Carvalho e Ana Ponte e pelo designer italiano Aldo Tornaghi, de 27, 28 e 33 anos, respectivamente.
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Tem o formato de uma folha de papel dobrada (mas sem o vinco) e é em cortiça. Chama-se Loop e é o primeiro produto da Playmat, uma marca portuguesa de design fundada em Dezembro de 2012 pelos arquitectos Filipe Carvalho e Ana Ponte e pelo designer italiano Aldo Tornaghi, de 27, 28 e 33 anos, respectivamente.
Trata-se de um “suporte multifuncional, prático e divertido”, onde é possível colocar garrafas – vários "loops" fazem uma garrafeira - óculos, canetas, jornais, revistas, gravatas, enfim, o que a imaginação de cada um ditar.
Os criadores afirmam que o Loop pode ser colocado em qualquer local e ambiente como, por exemplo, em casa, no trabalho, em restaurantes ou hotéis, tendo em conta “a sua forma elementar e as propriedades da cortiça”.
Há uma edição especialmente concebida para assinalar o dia do Pai (19 de Março) limitada a 50 unidades. No entanto, a produção manter-se-á após a data, com a embalagem corrente. Pode ser adquirido em pacotes de uma, duas ou três unidades a partir de 13,50€, na Oficina Colectiva, em Lisboa ou, então, online no site da Loving Portugal ou da própria Playmat.
A inversão do processo criativo
A Playmat afirma a sua distinção ao ter como princípio a “inversão do processo criativo”, explica Filipe em entrevista telefónica ao P3, sendo a matéria-prima que faz o produto e não o contrário. Isto é: primeiro escolhem o material (cortiça, madeira, acrílico, etc) e depois pensa-se na criação.
Com vários projectos entre braços, entre eles a Oficina Colectiva – um espaço de "cowork" fundado por Filipe e Ana – os três jovens revelam-se optimistas em relação ao futuro e deixam claro que mesmo num cenário de forte incerteza “é preciso ter ideias”.
Aliás, a próxima criação poderá passar por desenvolver uma mesa partindo de uma simples chapa metálica - um material que consideram "frio e industrial" ao invés da cortiça, adjectivado como "quente, natural e artesanal".