Talking Shoes: Google está a desenvolver ténis inteligentes
Google quer inspirar outras marcas e criou os primeiros "talking shoes". Empresa apresentou o protótipo dos ténis inteligentes na conferência South by Southwest, em Austin, Texas
A Google continua a apostar na inovação. O carro autónomo e óculos Google Glass ainda nem estão no mercado e a empresa norte-americana já apresentou o protótipo da nova invenção: uns ténis que falam.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
A Google continua a apostar na inovação. O carro autónomo e óculos Google Glass ainda nem estão no mercado e a empresa norte-americana já apresentou o protótipo da nova invenção: uns ténis que falam.
O conceito é simples: em vez de utilizar uma aplicação enquanto corre, porque não utilizar os próprios ténis para monitorizar o esforço físico, com a vantagem de receber conselhos sobre o mecanismo da corrida e vários incentivos para continuar? Bastou à Google um par de sapatilhas, um pequeno computador, um sensor de pressão, um acelerómetro, um giroscópio, um altifalante e a tecnologia Bluetooth.
A equipa está agora a investigar a possibilidade de unir marcas que consigam juntar esta tecnologia com a realidade aumentada, de forma a conseguir que sejam os ténis a dizer-lhe quantos quilómetros correu, em vez de uma aplicação. Caso se tenha atrasado para a corrida planeada, serão os ténis a informá-lo, através do altifalante ou do "smartphone", quanto poderia ter corrido se tivesse começado o exercício mais cedo.
Segundo o responsável da iniciativa, os ténis inteligentes são apenas um protótipo feito para inspirar outras marcas: "O objectivo é perceber como se pode unir inovações e tecnologia com marketing e publicidade". Aman Govil, responsável pela iniciativa Art, Copy & Code, disse, no entanto, ao "Washington Post", que ainda não está prevista a comercialização do produto.
A revelação foi feita no festival South By Southwest (SXSW) que está a decorrer em Austin, Texas.