Facebook: Quatro maneiras diferentes de procurar emprego
Um levantamento realizado pelo site de recrutamento Jobvite revela que o Facebook é a principal rede social para encontrar oportunidades no mercado de trabalho
Na hora de procurar emprego, o Facebook substitui, muitas vezes, os motores de busca, e é a rede social eleita para encontrar oportunidades no mercado de trabalho. Contudo, os candidatos a emprego não são os únicos que usam a rede social. Os recrutadores também estão a adotar a mesma ferramenta para encontrar novos talentos.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Na hora de procurar emprego, o Facebook substitui, muitas vezes, os motores de busca, e é a rede social eleita para encontrar oportunidades no mercado de trabalho. Contudo, os candidatos a emprego não são os únicos que usam a rede social. Os recrutadores também estão a adotar a mesma ferramenta para encontrar novos talentos.
De acordo com a pesquisa do site de recrutamento Jobvite, 86% dos recrutadores analisam perfis de potenciais profissionais através das redes sociais. Para quem quiser arranjar um novo emprego ou até expandir a sua rede profissional, o Facebook é um bom aliado.
Graph Search Facebook
O Graph Search Facebook, que foi anunciado em Janeiro, facilita o trabalho dos angariadores na hora de encontrar profissionais. Por exemplo, uma pesquisa rápida na ferramenta de busca social sobre "pessoas interessadas em Java que vivem em São Francisco", apresenta uma lista com mil candidatos.
Oportunidades em grupos
Grupos como o Emprego Porto, o INOV Contacto - Ofertas de Trabalho no Estrangeiro e o Empregos no Facebook, são exemplos de meios da rede social que podem ser utilizados para encontrar ou expandir um negócio.
Páginas de emprego
Páginas como Emprego Ligado e Emprego pra Ontem, bem como os eventos para entrevistas de emprego, recrutamentos, workshops de como procurar emprego e palestras, também estão a ser divulgados através da rede social.
Aplicações para procurar emprego
BranchOut, lançada pelo Facebook em 2010 com mais de 30 milhões de membros, é uma das, pelo menos, quatro aplicações existentes, que podem ajudar na procura de novas oportunidades no mercado de trabalho. A "app" permite destacar as habilidades profissionais e enviar uma cópia do currículo. Inclui ainda uma espécie de timeline, chamada "linha do tempo de carreira" e, tal como a aplicação BeKnown, que utiliza dados de empregos de um site externo, permite a publicação de fotos, notícias e actualizações para criar narrativas do trajecto profissional e relatar conquistas profissionais.
Identified e Jobvite são outros exemplos de aplicações que permitem ligar pessoas a empresas com vagas disponíveis. A primeira mostra uma "qualificação identificada", através de números de 1 a 100 que são atribuídos ao utilizador, à sua empresa e universidade - quanto mais informações forem adicionadas ao seu trajecto profissional, mais pontos acumula na Identified. A segunda permite consultar um "estado" no processo de contratação a qualquer momento e procurar por empregos de acordo com uma palavra-chave ou lugar.