Jerónimo Martins aumenta lucro para 360 milhões em 2012
Grupo refeorça posição na Polónia e em Portugal, mas o Pingo Doce baixou as margens de lucro e perdeu peso no total de vendas do grupo.
O bom desempenho da cadeia Biedronka continua a ser o principal contributo para os resultados da Jerónimo Martins. Os supermercados na Polónia aumentaram a quota de vendas dentro do grupo para os 61,9% em 2012, face aos 58,8% de 2011. Já o Pingo Doce registou uma quebra na proporção de vendas no total da Jerónimo Martins, caindo para os 30,8%, contra os 33% registados em 2011.
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O bom desempenho da cadeia Biedronka continua a ser o principal contributo para os resultados da Jerónimo Martins. Os supermercados na Polónia aumentaram a quota de vendas dentro do grupo para os 61,9% em 2012, face aos 58,8% de 2011. Já o Pingo Doce registou uma quebra na proporção de vendas no total da Jerónimo Martins, caindo para os 30,8%, contra os 33% registados em 2011.
Em todo o caso, as vendas da cadeia Pingo Doce aumentaram 2,4% ao longo de 2012. No entanto, a estratégia dos supermercados em Portugal teve consequências na sua margem de lucro.
A margem das vendas EBITDA do Pingo Doce, ou seja, a margem de lucro sem que sejam contabilizados os pagamentos de juros e impostos, caiu para os 22,4%. Em 2011, esta margem encontrava-se nos 27,5%.
Uma das justificações para a queda nas margens de lucro do Pingo Doce prende-se com o aumento de promoções nas lojas, estratégia que o grupo assumiu como um caminho para fugir à contracção do consumo em Portugal. “[Em 2012] o Pingo Doce iniciou a adaptação da sua estratégia de preço a uma nova realidade de mercado, através da oferta de fortes promoções”, lê-se no comunicado. Do desempenho da cadeia de supermercados destaca-se ainda a queda de 0,6% nas vendas durante o último trimestre de 2012.
Os lucros EBITDA da Jerónimo Martins aumentaram 7% em 2012, para os 765 milhões de euros. O crescimento desta margem fica, no entanto, abaixo do aumento de 7,3% registado em 2011.
Os resultados de 2012 foram comunicados nesta quarta-feira à Comissão de Mercado dos Valores Mobiliários (CMVM). O grupo anuncia ainda que, face aos resultados positivos de 2012, os dividendos distribuídos aos accionistas devem aumentar para os 29,5 cêntimos por acção. Este valor representa um crescimento de 7,3% em relação a 2011, quando os dividendos aos accionistas foram contabilizados nos 23,9 cêntimos por acção.
Num comunicado que acompanha os resultados da Jerónimo Martins, o presidente-executivo do grupo, Pedro Soares dos Santos, sublinha o aumento das vendas do Pingo Doce apesar do contexto económico negativo. Para 2013, Soares dos Santos aponta para “um bom arranque” do grupo na Colômbia.
Comparando com o sucesso das operações da Jerónimo Martins na Polónia, Soares dos Santos reforça que, “em Portugal, onde se vive um ambiente macroeconómico muito mais difícil, as nossas companhias registaram crescimentos de vendas acima dos respectivos sectores e aumentaram as suas quotas de mercado”.