Quem é o novo vice-presidente de Cuba?

Possível sucessor de Raúl Castro

Foto
Raúl Castro e Díaz-Canel Desmond Boylan/Reuters

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A sua biografia oficial diz que trabalhou três anos na rádio das Forças Armadas e, depois de terminar a formação militar, ocupou vários cargos na União dos Jovens Comunistas.

Daqui passou para as províncias, tendo sido primeiro-secretário do Partido Comunista Cubano (Cuba é um país de partido único) em Villa Clara (centro) e Holguín (Este). Em 2009 ascende a ministro da Educação e sobe ao bureau político do partido.

No domingo, Raúl Castro, que inícia o último mandato como chefe de Estado, indicou-o para vice-presidente do Conselho de Estado (o segundo cargo mais importante do país), cumprindo a intenção previamente anunciada de rejuvenescer a liderança cubana.

Diáz-Canel substitui José Ramón Ventura, de 82 anos e um herói da revolução — teve um papel estratégico no fracasso da Invasão na Baía dos Porcos, em 1961 (conhecida em Cuba como Batalha de Girón, foi uma tentativa frustrada de exilados cubanos anticastristas, formados pelos Estados Unidos, de derrubar o líder cubano Fidel Castro).