Portugal com 12 atletas no Europeu de atletismo

Todos os atletas que alcançaram os mínimos fixados para o evento integram a lista de convocados.

Foto
Sara Moreira, aqui em acção nos Mundiais de Daegu Peter Parks/AFP

Os 12 seleccionados para Gotemburgo igualam o número de convocados para o Europeu de Turim 2009 e são apenas menos um do que em Paris 2011.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Os 12 seleccionados para Gotemburgo igualam o número de convocados para o Europeu de Turim 2009 e são apenas menos um do que em Paris 2011.

Se, por um lado, a maioria dos mínimos fixados pela FPA é este ano mais acessível, há, por outro, a registar várias ausências de atletas a recuperarem de lesões (casos de Francis Obikwelu, Nelson Évora, Marcos Chuva e Naide Gomes) ou que optaram pela não-participação, como Rui Silva.

O primeiro atleta nacional a entrar em acção será Marco Fortes, que actuará na qualificação do peso, que se realiza na estação de caminhos-de-ferro de Gotemburgo, a 28 de Fevereiro, na véspera da abertura oficial dos campeonatos.

No dia 1 de Março, vão estar em acção seis atletas, enquanto os cinco restantes (entre os quais Sara Moreira) terão as suas provas de qualificação no dia 2.

Lista de convocados
Masculinos: Diogo Antunes e Ricardo Monteiro (60 metros), Hélio Gomes (1.500 metros), Rasul Dabo (60 metros barreiras), Edi Maia (vara), Marco Fortes (peso) e Tiago Marto (heptatlo).
Femininos: Sara Moreira e Ercília Machado (3.000 metros), Eva Vital (60 metros barreiras), Susana Costa e Patrícia Mamona (triplo salto).