Dembélé salva o Tottenham no último minuto em Lyon
Os britânicos estiveram em desvantagem na eliminatória durante 73 minutos, mas salvaram a pele em cima do apito final.
Maxime Gonalons colocou os franceses em vantagem no jogo e na eliminatória, com um bom golpe de cabeça, aos 17', que anulou a curta vantagem que os britânicos traziam do jogo da primeira mão (2-1).
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Maxime Gonalons colocou os franceses em vantagem no jogo e na eliminatória, com um bom golpe de cabeça, aos 17', que anulou a curta vantagem que os britânicos traziam do jogo da primeira mão (2-1).
E foi com essa vantagem que o Lyon chegou aos minutos finais, altura em que o belga Dembélé arrancou um grande remate de meia distância que valeu um empate suficiente para carimbar o apuramento.
Cluj de Paulo Sérgio eliminado
Na próxima ronda, André Villas-Boas vai reencontrar Fredy Guarín, ao serviço do Inter Milão. O colombiano foi o autor de dois dos três golos com que os italianos bateram, nesta quinta-feira, o Cluj (0-3), depois do 2-0 na primeira mão. A equipa orientada por Paulo Sérgio não teve argumentos para contrariar o favoritismo dos italianos, mas também se pode queixar de uma noite negra do seu guarda-redes, Marco Felgueiras.
Campeão afastado
Os 16 avos-de-final da Liga Europa afastaram ainda algumas das equipas de maior nome do continente. Uma das vítimas foi o Atlético de Madrid. Os espanhóis eram os detentores do troféu mas ficaram pelo caminho, já que o golo de Falcao, na Rússia, foi insuficiente para anular os dois que o Rubin Kazan marcou no Vicente Calderón.
O Liverpool foi outro dos emblemas de renome europeu a ficar pelo caminho prematuramente. Os reds quase deram a volta à desvantagem de dois golos que traziam de S. Petersburgo. Mas o golo de Hulk, logo aos 19’, tornaram o bis de Suarez e o golo de Allen insuficientes para consumar a reviravolta.
Outra equipa que sofreu até ao fim foi o Chelsea. Os blues só evitaram um surpreendente prolongamento no minuto 90, quando Hazard empatou o jogo e fez valer o golo marcado no terreno do Sparta de Praga, há uma semana.
Já o Ajax ficou pelo caminho depois de ter ganho ao Steaua de Bucareste por 2-0 em casa. Na Roménia consentiu dois golos e, nos penáltis perdeu por 4-2.
Lista de resultados (a negro as equipas apuradas) e emparelhamento para os oitavos-de-final
Rubin Kazan-Atl. de Madrid (2-0) 0-1
Olympiacos-Levante (0-3) 0-1
Metalist-Newcastle (0-0) 0-1
Hannover 96-Anzhi (1-3) 1-1
Genk-Estugarda (1-1) 0-2
Lazio-B. Mönchengladbach (3-3) 2-0
Cluj-Inter de Milão (0-2) 0-3
Lyon-Tottenham (1-2) 1-1
Chelsea-Sparta Praga (1-0) 1-1
Steaua Bucareste-Ajax (0-2) 2-0 (4-2 pen.)
Dnipro-Basileia (0-2) 1-1
Liverpool-Zenit (0-2) 3-1
Fenerbahçe-BATE Borisov (0-0) 1-0
V. Plzen-Nápoles (3-0) 2-0
Benfica-Bayer Leverkusen (1-0) 2-1
Bordéus-Dínamo Kiev (1-1) 1-0
Primeira mão dos oitavos-de-final dia 7 e a segunda mão dia 14 de Março.