beActive exporta série “Beat Girl” para produtora de Hollywood

Esta é a segunda vez que a produtora nacional exporta um produto para Hollywood, depois do seriado “Diário de Sofia”, adquirido pela Sony Pictures Television, em 2006

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A empresa portuguesa especializada no desenvolvimento e na produção de programas de entretenimento interativo beActive, anunciou a venda dos direitos da produção “Beat Girl” à empresa Electus, de Hollywood, “para um ‘remake’ destinado ao mercado norte-americano”.

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A empresa portuguesa especializada no desenvolvimento e na produção de programas de entretenimento interativo beActive, anunciou a venda dos direitos da produção “Beat Girl” à empresa Electus, de Hollywood, “para um ‘remake’ destinado ao mercado norte-americano”.

Esta é a segunda vez que a produtora nacional exporta um produto para Hollywood, depois do seriado “Diário de Sofia”, adquirido pela Sony Pictures Television, em 2006. A série “Beat Girl” foi vendida para a Electus, de Ben Silverman, empresa responsável pelas adaptações dos formatos “O escritório” e “Betty Feia”, ao mercado dos EUA, e a criadora do programa “Peso pesado”, exibido pela SIC, em Portugal.

Em comunicado, a beActive afirma que “Beat Girl é um conceito multiplataforma”. “O universo ficcional de ‘Beat Girl’ foi criado pelos portugueses Nuno Bernardo e Susana Tavares, e conta a história da jovem Heather que, após a súbita morte de sua mãe, tem de ir viver com o pai e o seu meio-irmão”, explica a empresa. Heather, “dividida entre o formalismo da música clássica, legado da sua mãe, e o novo e excitante mundo da música electrónica, vai ter de descobrir o que realmente quer ser”, acrescenta o comunicado da beActive.

A produção, destinada ao público juvenil, conta com uma banda sonora composta por música electrónica criada pelo DJ português Nuno Carvalho e interpretada por Kátia M (ex-Non-Stop). Segundo o comunicado, a distribuição da série iniciou-se em Junho último, na nova rede social Pinterest, “tendo-se transformado na primeira série a nível mundial a ser disponibilizada nesta rede”. “Este pioneirismo valeu à beActive a distinção por parte da revista Daily Dot como o 8.º perfil Pinterest mais influente desta rede social em 2012, à frente do presidente norte-americano Barack Obama, que obteve a 9.ª posição”, escreve a produtora nacional.

Seguiu-se uma série “web” distribuída no YouTube, que “já atraiu mais de dois milhões de visualizações e um livro editado no Reino Unido e nos Estados Unidos, lido por mais de 500 mil jovens”. “Por fim, uma minissérie para TV e um filme para cinema (e respectivo CD com a banda sonora) estão a ser comercializados a nível mundial pela norte-americana Content Film”, acrescenta a beActive.

A beActive adiantou à Lusa que “Beat Girl” se estreia em Março, em Portugal, como seriado para televisão, e são também editados um livro, um jogo para “smartphones” e um filme que se estreará nas salas de cinema nacionais, no dia 9 de Maio. No dia seguinte, a película tem estreia marcada para as salas do Reino Unido e da República da Irlanda. Segundo o comunicado enviado à Lusa, a beActive é “a primeira e única empresa portuguesa especializada no desenvolvimento e na produção de programas de entretenimento interativo, abrangendo cinema, televisão, rádio, imprensa, telemóveis e Internet ‘transmedia’, uma área do entretenimento focada na criação e distribuição de histórias em múltiplas plataformas, na qual foi pioneira a nível mundial, em 2003, através da difusão do ‘Diário de Sofia’”.

O ano passado a beActive facturou dois milhões de euros, prevendo um crescimento anual na ordem dos 20%, segundo o mesmo comunicado.