1 frango e 4 ideias

Comprar um frango inteiro é mais barato do que comprar em pedaços. Aqui ficam quatro ideias de receitas para fazer com um só frango

Foto
DR

Em crise ou não, nada como aprender a poupar nas idas ao supermercado. Por isso, caso ainda prefira comprar os peitos de frango, asas ou pernas, embalados, provavelmente anda a perder dinheiro.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

Em crise ou não, nada como aprender a poupar nas idas ao supermercado. Por isso, caso ainda prefira comprar os peitos de frango, asas ou pernas, embalados, provavelmente anda a perder dinheiro.

O melhor é comprar um frango inteiro (muito mais barato, cerca de 3.5 euros), cortá-lo em casa ou pedir que o façam no talho. Se separar os peitos, as pernas e as asas, deixando a carcaça (nada de deitar fora!) temos quatro ideias do que pode fazer...

Antes de mais, comece por temperar as partes do frango (a carcaça não), com sal, pimenta, noz-moscada, pimentão-doce e piripiri em pó e reserve. Prepare legumes para o caldo depois de os lavar (alho francês, talos de cogumelos e cenoura), e outros à parte para o arroz (courgette, cenoura e cogumelos sem talos, cortados em pedaços pequenos, para saltear).

1) Caldo de frango e legumes - Começa-se por suar o alho francês, a cenoura, os talos dos cogumelos e a cebola em azeite. De seguida refresca-se com um pouco de vinho branco e junta-se água. Tempera-se com sal e deixa-se ferver.

Quando a água estiver a ferver junta-se a carcaça do frango e os peitos para que cozam com os legumes. Daqui resulta o caldo que será coado e utilizado para cozer o arroz. Não se esqueça de retirar os peitos de frango assim que estejam cozidos.

O caldo que sobrar pode ser aproveitado no futuro, basta congelar em sacos de congelação para gelo ou cuvetes!

2) Arroz de frango - Refoga-se um pouco de cebola e alho em azeite, junta-se o arroz e frita-se um pouco. Refresca-se com vinho branco e junta-se o caldo (duas doses de caldo para uma de arroz).

Quando o arroz estiver praticamente cozinhado, junta-se o peito de frango (apenas 1) desfiado e os legumes salteados (quando saltear tenha em atenção que os cogumelos e courgette cozinham mais rápido que a cenoura).

3) Asas e pernas fritas – Numa frigideira deite um fio de azeite e um pouco de margarina, aqueça e acrescente dois dentes de alho inteiros e uma folha de louro. Frite aí as asas e pernas de frango até ficaram com a pele bem dourada. Sirva com o arroz de frango, salada, ou outro acompanhamento. Em vez de fritar pode optar por uma versão mais saudável e grelhar.

4) Pasta de frango e alho francês – Numa frigideira aqueça um fino fio de azeite e junte alho francês cortado em pedacinhos. Quanto já estiver com cor acrescente o restante peito de frango desfiado e misture. Pode temperar com mais uma pitada de pimenta. Retire do lume, deixe arrefecer, junte maionese e um bocadinho (pouco) de mostarda até formar uma pasta. Sirva com tostinhas, como entrada, numa torrada, como uma espécie de "bruschetta", ou até mesmo numa salada.