P3 organiza conferência sobre jornalismo online
Conferência pretende discutir as mudanças causadas pelo jornalismo digital nas universidades e nas redacções e os possíveis modelos de negócio na era digital
“Jornalismo online: ensino, práticas e novos modelos de negócio” é o nome da conferência organizada pelo P3, um site do PÚBLICO, lançado em parceria com a Universidade do Porto, para discutir as mudanças provocadas pelo jornalismo digital quer nas universidades quer nas redacções.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
“Jornalismo online: ensino, práticas e novos modelos de negócio” é o nome da conferência organizada pelo P3, um site do PÚBLICO, lançado em parceria com a Universidade do Porto, para discutir as mudanças provocadas pelo jornalismo digital quer nas universidades quer nas redacções.
Mas o crescente predomínio do consumo de informação digital implica discutir, igualmente, quais os modelos de negócio de uma indústria em fase de transição. A conferência, a 21 de Fevereiro, no auditório do Museu de Arte Contemporânea do Porto, está dividida em dois painéis, de forma a dar resposta a estas questões (clicar em imagem do lado para ampliar ou consultar pdf).
Na primeira parte, com início às 15h00, Ana Isabel Reis, do departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Roger Cassany, do departamento de Comunicação da Universidade Pompeu Fabra, de Barcelona, e Samuel Negredo, jornalista e investigador da Universidade de Navarra, em Pamplona, têm como desafio o ensino integrado do jornalismo online nas respectivas instituições. O jornalismo digital continua a ser o “quarto meio” no corredor das universidades? Há uma correspondência entre o que se ensina e o que se pratica?
Com o segundo painel, com começo marcado para as 17h30, a dicotomia será entre os anunciantes e as redacções. António Carriço, director de Marca e Comunicação da Vodafone, Francisco Teixeira, “Chief Development Officer” da Mediabrands, e “Hugo Braz, "Marketing Manager" da Samsung”, têm a seu cargo a perspectiva de quem anuncia. A Pedro Araújo e Sá, "Chief Investment Officer" da Cofina, e Simone Duarte, directora executiva do online do PÚBLICO, caberá, respectivamente, a perspectiva da gestão empresarial do sector e da direcção editorial dos media digitais.
Os dois painéis serão moderados e apresentados por Amílcar Correia, director do P3, Paulo Frias, director do curso de Ciências da Comunicação da Universidade do Porto, e por Bárbara Reis, directora do Público. A entrada é livre.
Recorde-se que o P3 foi lançado em Setembro de 2011 e que, no ano passado, entre outras distinções, recebeu o prémio de melhor grafismo da Península Ibérica, na categoria dos jornais digitais com menos de 12 milhões de visitas mensais, atribuído pela Society for the News Design.
O P3 é um projecto criado em consórcio entre o PÚBLICO, a Universidade do Porto, através das faculdades de Letras e de Engenharia, e INESC-Porto, tendo sido objecto de financiamento pelo QREN.
O debate pode ser visto em directo através da "home page" do P3 ou através deste "link".