Morreu José Manuel Prostes da Fonseca, antigo secretário de Estado da Administração Escolar

 

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

 

Nascido a 20 de Março de 1933 e licenciado em Engenharia Química, José Manuel Prostes da Fonseca foi director-geral da Administração Escolar antes do 25 de Abril e secretário de Estado da Administração Escolar, no Ministério da Educação e Cultura, durante os três primeiros governos provisórios.

Foi ainda director-geral do gabinete de estudos do Ministério da Educação e Investigação Cientifica e criou o CIFAG - Centro de Informação, Formação e Aperfeiçoamento em Gestão. Ocupou também o cargo de presidente do conselho directivo do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), entre 1984 e 1990.

Actualmente era secretário executivo do CEEP Portugal/Centro Europeu de Empresas com Participação Pública.

O corpo vai estar em câmara ardente na Igreja São João de Brito, em Lisboa, devendo o funeral realizar-se na segunda-feira no cemitério do Alto São João.