Digisfera: faz um “tag” no Obama
Sistema de “tags” usado pelo Washington Post na imagem panorâmica da tomada de posse de Obama foi produzido por uma empresa portuguesa
Se estiveste presente na tomada de posse de Barack Obama, talvez possas assinalar a tua presença numa fotografia. Se não estiveste, podes ver quem esteve por lá e, quem sabe, marcar algum amigo.
A verdade faz-nos mais fortes
Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.
Se estiveste presente na tomada de posse de Barack Obama, talvez possas assinalar a tua presença numa fotografia. Se não estiveste, podes ver quem esteve por lá e, quem sabe, marcar algum amigo.
Mais do que isso, ao fazê-lo, estarás a utilizar uma tecnologia portuguesa: o software chama-se “Panotag” e é produzido pela Digisfera.
A imagem em questão foi produzida pelo Washington Post, tem um gigapixel de resolução e, graças ao Panotag, permite que as pessoas façam ligações para as suas páginas do Facebook, como forma de assinalar a presença na cerimónia.
“Foi o próprio jornal que nos contactou, com o intuito de lançar esta iniciativa, uma vez que esta tecnologia é única”, garante Manuel Cabral ao P3, acrescentando que tem sido dada grande cobertura a este assunto, mesmo na imprensa internacional.
Uma empresa familiar
A Digisfera nasceu em Janeiro de 2011 e resulta da combinação entre a experiência de António Cabral, fotógrafo, e os conhecimentos do seu filho, Manuel Cabral, engenheiro de redes. Os vários projectos desta empresa estão todos relacionados com imagem panorâmica e de alta resolução.
“A nossa empresa conjuga diferentes saberes e há pouca gente a desenvolver este serviço. Para além da fotografia, desenvolvemos software, relacionado com esta área”, explica.
A internacionalização foi, segundo Manuel Cabral, um passo obrigatório. “Produzir visitas virtuais em Portugal não era suficiente para a empresa ser bem sucedida, pelo que tivemos que apostar no mercado internacional. Com a internet, podemos chegar a todo o lado.”
Turismo, desporto e automóveis
Os trabalhos da Digisfera permitem fazer visitas virtuais a alguns lugares de Lisboa ou Sintra (Quinta da Regaleira), mas também fazer rotas relacionadas com o fado ou com alguns monumentos do período Romântico.
O desporto é outra das áreas em que esta empresa já trabalhou. Um desses exemplos é a fotografia tirada num jogo de râguebi entre a Itália e a Nova Zelândia. Nesse trabalho, és transportado para o Estádio Olímpico de Roma e tens oportunidade de ver a bancada com grande detalhe e fazer "tag" nos espectadores do encontro. O mesmo acontece com uma imagem captada durante um jogo entre Barcelona e Real Madrid.
O portfolio da Digisfera inclui, também, a publicidade automóvel. Depois de um trabalho para uma iniciativa da Peugeot, surgiu a FIAT 1-1 Experience, que nos mostra um Fiat 500, em tamanho real, com um gigapixel de resolução.
Manuel Cabral conta que a empresa pretende manter-se na área da imagem. “Pretendemos melhorar o Panotag, incluindo, entre outras funcionalidades, uma que permita fazer ‘tag’ em outras redes sociais.”